Prémio Maria Lamas vai distinguir estudos sobre a mulher, género e igualdade. Foto: DR

O município de Torres Novas está a receber, até 31 de dezembro, candidaturas à edição de 2024 do prémio Maria Lamas para estudos sobre a mulher, género e igualdade. O prémio, de periodicidade bienal, tem um valor pecuniário de 3.000 euros.

Em comunicado, a Câmara de Torres Novas afirma que o prémio “evoca a figura de Maria Lamas, perpetuando o seu testemunho de lutadora pelos direitos das mulheres portuguesas” e visa “contribuir para o desenvolvimento do conhecimento numa perspetiva de transversalidade e pluralidade e reconhecer estudos académicos e científicos realizados em Portugal, produzidos por autores portugueses ou estrangeiros”.

Os trabalhos concorrentes terão de abordar temas relacionados com a mulher, o género e a igualdade, na perspetiva das ciências sociais e humanas, podendo submeter-se a concurso trabalhos de doutoramento e pós-doutoramento, desenvolvidos no âmbito de centros de investigação científica credenciados durante os anos de 2022 e 2023.

As normas de participação do Prémio Maria Lamas podem ser consultadas AQUI.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *