Projeto do novo Pavilhão de Riachos. Foto: CM Torres Novas

O presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira (PS), afirmou que as obras de reabilitação e conclusão do Pavilhão de Riachos vão começar este ano 2022, devendo terminar no ano seguinte. Neste momento, aguarda-se o visto do Tribunal de Contas para iniciar os trabalhos.

O tema foi levantado pelo vereador do PSD-CDS, Carlos Graça, em substituição de Tiago Ferreira, que referiu o facto do tema ter sido mencionado na assembleia de freguesia de Riachos. A obra está estimada em 926.027,09 euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 12 meses, para concluir um edifício inacabado, mas ainda assim utilizado para prática desportiva. 

O concurso público para esta obra foi aprovado em agosto de 2020, referindo-se na altura que com a conclusão da estrutura se criaria um novo Palácio dos Desportos no concelho. Segundo Pedro Ferreira, houve alguns problemas no processo desde então, com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) a ter interpretado a utilização do pavilhão como “ginásio”. Em todo o caso a obra já está consignada e aguarda a aprovação do Tribunal de Contas para ser iniciada.

Num projeto que ascende a um milhão de euros, o presidente adiantou que estão 600 mil euros inscritos em orçamento para esta obra para o ano de 2022. O Pavilhão, por tal, só deverá ficar concluído em 2023. Manifestaria assim o seu desejo de ver, finalmente, a obra concluída.

Terão passado assim 30 anos desde que o Pavilhão Desportivo de Riachos, já na época uma estrutura inacabada, recebeu a primeira fase de um conjunto de obras que nunca chegariam a ser concluídas e que, atualmente, precisam elas próprias de reabilitação. 

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *