Professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte

José Pacheco encontra-se a fazer um périplo por todo o país, e na sua visita a Torres Novas, a convite do Sementes, estará disponível para falar sobre a “nova” construção social de aprendizagem, que vem defendendo desde finais dos anos 70.

Recorde-se que José Pacheco dedica-se há mais de 50 anos, à criação daquilo a que chama a “utopia da educação”, um modelo educativo que incentiva a uma escola sem turmas, sem salas de aula e sem testes. O seu projeto Escola da Ponte, implementado na década de 1970, em Vila das Aves, é uma referência mundial de modelo educativo.

Atualmente a viver entre Portugal e o Brasil, o pedagogo acompanha vários projetos escolares.

Em Torres Novas, vai orientar uma conversa sobre a Educação em Portugal, direcionada a professores, educadores, diretores de agrupamentos de escolas, decisores políticos, pais, mães, mas também a todos os que direta ou indiretamente educam alguém.

O encontro decorre, entre as 17h30 e as 19h00, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória, devendo ser concretizada por via telefónica (910 782 481) ou através do site do Sementes.

Natural de Torres Novas, licenciada em jornalismo, apaixonada pelas palavras e pela escrita, encontrou na profissão que abraçou mais do que um ofício, uma forma de estar na vida, um estado de espírito e uma missão. Gosta de ouvir e de contar histórias e cumpre-se sempre que as linhas que escreve contribuem para dar voz a quem não a tem. Por natureza, gosta de fazer perguntas e de questionar certezas absolutas. Quanto ao projeto mais importante da sua vida, não tem dúvidas, são os dois filhos, a quem espera deixar como legado os valores da verdade, da justiça e da liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *