Museu Municipal Carlos Reis. Foto: mediotejo.net

O novo número (33) da revista ‘Nova Augusta’ é lançado este domingo, dia 13 de março, no Museu Municipal Carlos Reis. A sessão, marcada para as 16h00, marca o regresso às apresentações presenciais desta que é a revista municipal de cultura de Torres Novas.

Realizando-se presencialmente, a apresentação da nova edição da revista torrejana constitui assim uma oportunidade para o debate e incentivo “para todos aqueles que se interessam pelo território do concelho e da região, contribuindo com estudos em diversas áreas científicas, desde a História e Arqueologia, à História de Arte ou Estudos Sociais”, lê-se em nota de imprensa.

Naquele que é o número regular, este contempla artigos da autoria de António Mário Lopes dos Santos, Manuela Poitout, Joaquim Clemente, Manuel Mourão, João Carlos Lopes, Fernando Freire, Luís Miguel Preto Batista, Vasco Jorge Rosa da Silva, Vítor Filipe, Romão Ramos, Anabela Castro, Vitória Duarte e Marco António Andrade.

Este ano a novidade prende-se com a publicação do memorando das intervenções do II Encontro da Rede de Museus do Médio Tejo sob a forma de uma separata.

A revista Nova Augusta foi fundada por Alberto Borges dos Santos, em 1962, que era então diretor da Biblioteca Municipal, sendo apenas editados dois números da revista, a qual só voltaria a ser publicada em 1981 pela mão de José Manuel Carraça da Silva, terminando três anos depois em 1984. A partir de 1991, a edição foi quase ininterrupta, com um hiato de dois anos.

“Os primeiros números continham textos de natureza muito diversificada, embora privilegiando autores e temas torrejanos. Com o final da década de 90, a revista assumiu-se como uma publicação mais vocacionada para os estudos locais, nomeadamente, da história, geografia, arqueologia, etnografia e património do concelho de Torres Novas”, lê-se ainda em informação na página do município torrejano.

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *