O município de Torres Novas vai multar em 3500 euros a empresa Uniself, S.A., entidade que fornece as refeições às escolas do concelho, por incumprimento do caderno de encargos. No debate sobre esta decisão na reunião camarária de terça-feira, 1 de junho, referiu-se que as falhas atingem o controlo da segurança alimentar e apelou-se a que se regresse à confeção das refeições nas próprias escolas.
Na exposição do tópico, o vereador da Educação, Joaquim Cabral (PS), não valorizou muito a questão, referindo que a multa se deve ao incumprimento de determinados pontos do caderno de encargos, sobretudo por falta de documentos. Foi o vereador do PSD, António Nobre, que frisou que os problemas eram mais profundos e encontram-se em incumprimentos do HACCP, as diretrizes de controlo da segurança alimentar.
António Nobre apelaria assim a uma maior exigência na formulação do próximo caderno de encargos a estabelecer com uma empresa de fornecimento de refeições.
Também a vereadora do Bloco de Esquerda, Helena Pinto, comentaria que o caso oferece preocupação. Deixaria por tal a sugestão de um regresso à confeção das refeições nas próprias escolas, por forma a garantir uma alimentação mais saudável para os alunos.
