Cidade de Torres Novas. Foto: DR

O município de Torres Novas foi convidado a aderir à parceria “European Axis West-East”, que pretende criar condições de cooperação permanente entre cidades do leste e oeste europeu, num convite que partiu da associação Danube 1245, do município sérvio de Sremski Karlovci.

Neste projeto, que é financiado pelo “Programa Europa para os Cidadãos”, espera-se que as cidades envolvidas (da Sérvia, Croácia, Eslovénia, Montenegro e Portugal) aprofundem relações e trocas de experiências nas mais variadas áreas, como a história, a cultura, a economia e a organização social.

Os moldes concretos ainda estão por definir através de um encontro em Sremski Karlovci, o qual está agendado para os dias 6 e 8 de setembro. A representar o município torrejano estará presente a vereadora Elvira Sequeira, numa comitiva integrada igualmente pela fadista Teresa Tapadas e os músicos que a acompanham, assim como os vinhos Encosta do Vale Galego, da adega MCordeiro.

O contacto entre o município de Sremski Karlovci, localizado na área urbana de Novi Sad,
cidade sérvia que será Capital Europeia da Cultura em 2021, e o de Torres Novas já remonta ao ano de 2017.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.