“Dar voz, pensar, ouvir e fazer parte – Filosofia, Cidadania, Arte e Cultura” é o curso online promovido pelo município de Torres Novas que vai decorrer entre o dia 29 de março e o mês de maio, o âmbito do Plano Nacional de Artes (PNA).
Direcionado a agentes, trabalhadores e voluntários dos setores cultural e educativo, educadores e professores, o curso tem como objetivo “fomentar estratégias pedagógicas, contribuir para o sucesso escolar e bem-estar das crianças oriundas de vários contextos socioculturais, invertendo a sua situação de vulnerabilidade e tornando a sua presença participativa numa mais valia para todos”.
Pretende-se ainda igualmente que estas crianças “se possam afirmar como seres pensantes, e que o façam apoiando-se nas suas culturas de origem, formando destas uma representação positiva, para que consigam ultrapassar os obstáculos relacionados com a exclusão, e tomarem parte ativa na sua inclusão escolar e social”, tal como refere nota divulgada pelo município.
Limitado a 20 pessoas, o curso de 25 horas dado em regime E-learning, tem início no dia 29 de março, seguindo-se as restantes sessões a 5, 12, 19 e 26 abril e 3, 10 e 17 de maio, entre as 17h30 e as 20h30.
As inscrições são realizadas online AQUI.
Formadora responsável pelo curso, Rita Pedro é doutoranda em Filosofia pela Universidade de Paris, mestre em Filosofia pela Universidade Nova e investigadora associada do laboratório de pesquisa em Filosofia Prática e Aplicada da Faculdade de Ciências Humanas de Egeu. É também ainda formadora especializada na área da Filosofia com Crianças, junto do Plano Nacional das Artes.