É entre música, um baile popular, uma exposição e o lançamento de um livro, bem como entre outras iniciativas, que o concelho de Torres Novas celebra o Dia da Liberdade, sendo que as comemorações se repartem pelos dias 24 e 25 de abril.
Depois de 48 anos após o dia em que os cravos se tornaram símbolo da liberdade, o município de Torres Novas comemora a efeméride com diversas iniciativas, começando o dia 25 de abril com uma arruada da Banda Operária Torrejana pela cidade, sendo que para as 10h está programado o hastear da bandeira nacional na Praça 5 de Outubro ao som do hino “A Portuguesa”.
Meia hora depois, decorre a sessão solene na Praça dos Claras, onde vão intervir representantes de todos os partidos com assento na Assembleia Municipal. Também José Marques, presidente da Assembleia Municipal, e Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal, vão usar da palavra.
É também na Praça dos Claras, mas a partir das 15h00, que a Xarepa Band vai colocar os presentes a dançar, num baile popular em que haverá distribuição gratuita de sandes de porco no espeto.
O concerto “Zeca”, de Pedro Jóia, e que ocorre às 17h00 no Teatro Virgínia, é responsável por encerrar o programa. Este concerto, de entrada gratuita mediante levantamento prévio do bilhete (limitado a 4 por pessoa), pretende ser “uma homenagem muito afetiva de um guitarrista português à dimensão que a obra musical de José Afonso tem na cultura popular nacional passados mais de trinta anos sobre o seu desaparecimento”.
Paralelamente, decorrem diversas iniciativas no dia 24, nomeadamente o “Ciclo Antiprincesas – Carolina Beatriz Ângelo”, marcado para as 11h no Museu Municipal Carlos Reis, o lançamento do livro “Vamos Regar os Cravos”, da autoria de Nanda Borghetti, às 15 horas na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, e ainda, no mesmo local, a oficina plástica e de ilustração “Os Cravos da Liberdade”, direcionada a crianças e famílias.
Já a exposição “Abril é”, um conjunto de trabalhos com evocação aos valores da liberdade e democracia nas fachadas e vedações das escolas e associações do concelho, pode ser apreciada entre 20 de abril a 1 de maio.
Programa Completo:
24 de abril
11h . Museu Municipal Carlos Reis
Ciclo Antiprincesas | Carolina Beatriz Ângelo
15h30 . Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes
Lançamento do livro «Vamos regar os cravos», de Nanda Borghetti e ilustrações de Alefes Silva
Oficina plástica e de ilustração: «Os Cravos da Liberdade» | Destinatários: crianças e famílias | Inscrições: biblioteca@cm-torresnovas.pt ou 249 810 310
25 de abril
9h30 . Cidade
Arruada com a Banda Operária Torrejana
10h . Praça 5 de Outubro
Hastear da Bandeira
10h30 . Praça dos Claras
Cerimónia comemorativa do 48.º aniversário do 25 de abril
15h . Praça dos Claras
Baile popular com Xarepa Band
Porco no espeto, distribuição gratuita de sandes
17h . Teatro Virgínia
Música // Zeca . Pedro Jóia
Concerto Comemorativo do 25 abril de 1974
Entrada gratuita mediante levantamento prévio do bilhete, limitado a 4 por pessoa
De 20 de abril a 1 de maio
Exposição «Abril é» . trabalhos com evocação dos valores da liberdade e democracia nas fachadas e vedações e fachadas de escolas e associações do concelho

