O escritor João Carlos Lopes apresenta dia 22 de janeiro, sábado, às 15:30, na Praça dos Claras de Torres Novas, o seu livro “Comunistas – Uma história do PCP em Torres Novas”.
Este trabalho aborda a organização do movimento comunista torrejano, desde a formação das primeiras comunas à participação de uma delegação local no primeiro congresso do PCP, em 1923.
Analisa ainda a organização do partido durante o Estado Novo e a sua influência no movimento cultural torrejano nos anos 60 e 70, possuindo uma listagem atualizada dos presos presos políticos torrejanos ou a trabalhar em Torres Novas aquando da sua prisão.
O prefácio é de autoria do historiador torrejano António Mário Lopes dos Santos.
João Carlos Lopes, técnico superior de cultura da administração local em Torres Novas, é autor de várias publicações dedicadas à história local, como “A confraria dos Lavradores de Torres Novas”, “Torres Novas e o seu termo no meio do século XVIII”, “CDTN – Uma história de 80 anos”, “Cem Anos do Futebol em Torres Novas – das origens à década de 50 do século XX”, “As sete vidas da Banda Operária”, “Meu Amor da América”, “Nós queríamos ser artistas – Para uma história da música moderna em Torres Novas (1945-1982)”.
Nome do autor está errado
Também não é na praça do peixe, mas na praça dos Claras…
Comunismo que matou mais de 100 milhões de pessoas, deveria ser criminalizado como foi feito com o nazismo que matou bem menos.