Capa do livro. Foto/Fonte: Mais Ribatejo

O escritor João Carlos Lopes apresenta dia 22 de janeiro, sábado, às 15:30, na Praça dos Claras de Torres Novas, o seu livro “Comunistas – Uma história do PCP em Torres Novas”. 

Este trabalho aborda a organização do movimento comunista torrejano, desde a formação das primeiras comunas à participação de uma delegação local no primeiro congresso do PCP, em 1923.

Analisa ainda a organização do partido durante o Estado Novo e a sua influência no movimento cultural torrejano nos anos 60 e 70, possuindo uma listagem atualizada dos presos presos políticos torrejanos ou a trabalhar em Torres Novas aquando da sua prisão.

O prefácio é de autoria do historiador torrejano António Mário Lopes dos Santos.

João Carlos Lopes, técnico superior de cultura da administração local em Torres Novas, é autor de várias publicações dedicadas à história local, como “A confraria dos Lavradores de Torres Novas”, “Torres Novas e o seu termo no meio do século XVIII”, “CDTN – Uma história de 80 anos”, “Cem Anos do Futebol em Torres Novas – das origens à década de 50 do século XX”, “As sete vidas da Banda Operária”, “Meu Amor da América”, “Nós queríamos ser artistas – Para uma história da música moderna em Torres Novas (1945-1982)”.

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Entre na conversa

3 Comentários

  1. Comunismo que matou mais de 100 milhões de pessoas, deveria ser criminalizado como foi feito com o nazismo que matou bem menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.