O executivo municipal de Torres Novas aprovou em reunião de executivo, por maioria, um pedido de apoio de 10 mil euros por parte da junta de freguesia do Pedrógão para a conclusão do estábulo do rebanho de cabras da Serra D’aire, uma iniciativa promovida pela Quercus.
Segundo o presidente da Câmara, Pedro Ferreira, trata-se de 10 mil euros para terminar a estrutura, que integra uma queijaria.
O tema levantou alguma discussão, uma vez que foi a Quercus que investiu num rebanho para proporcionar o controlo do fogo na Serra D’aire e depois entregou-o à responsabilidade das juntas de Pedrógão e Fátima, concelho de Ourém.
Não concordando com a forma como o processo foi gerido, tanto o vereador Henrique Reis (PSD) como a vereadora Ana Filipa Rodrigues (CDU) optaram por abster-se na votação.
Segundo o contrato que Pedro Ferreira leu na reunião camarária de julho, a Quercus comprometeu-se a adquirir um conjunto de caprinos, ficando depois a junta com a sua gestão.
Os 20 mil euros que foram atribuídos em 2011 para a construção do estábulo não chegaram para o investimento, pelo que o município apoia agora com o restante montante para que se conclua finalmente a estrutura, que só obteve a licença de construção há um ano.