O executivo municipal de Torres Novas aprovou na reunião de 10 de novembro a abertura do concurso público da empreitada «23/2020 DIT (DSM) – eficiência energética – Piscinas Municipais de Torres Novas». O orçamento da empreitada totaliza 345 mil euros (acrescido de IVA) e o prazo de execução proposto é de 140 dias. O município formalizou ainda uma candidatura neste âmbito junto do programa operacional CENTRO 2020.
Segundo informação municipal, os trabalhos a executar nesta empreitada são: revisão dos equipamentos de renovação de ar de motores e bombas; instalação de coletores solares e todos os acessórios; instalação de sistema solar térmico, cobertura de plano de água e sistema de gestão de energia; substituição dos UTD existentes por unidades novas com tecnologia avançada e elevados índices de eficiência energética (Eurovent); instalação de ventiloconvectores e adaptação do sistema de controlo da unidade de climatização (UTA) dos balneários, para otimização da qualidade do ar com poupança de energia; instalação de uma caldeira de condensação a gás natural e adaptação de toda a rede de hidráulica; aumento da eficiência de bobagens de sistema de tratamento de água; substituição de desumidificadores, condutas e ligações.
A obra tem como principais objetivos a redução do consumo de energia do edifício, a diminuição das emissões de CO2 associadas, a redução dos custos de exploração da infraestrutura, a melhoria das condições ambientais de temperatura e de humidade e a promoção de boas práticas energético-ambientais, termina a mesma informação.