Foto: Comissão de Festas do Divino Espírito Santo de Meia Via

Na sessão, será lançado o livro “Do divino, um compromisso e uma capela na Meia Via”, que inclui o fac-simile (cópia) do manuscrito do livro do Compromisso do Espírito Santo da Meia Via, datado de 1668, com análise técnica de Joana Rosa, transcrição paleográfica e fotografias antigas de José Lúcio Mendes e coordenação científica, investigação e texto de Paulo Renato Gregório, também autor das fotografias atuais.

“O livro dá a conhecer as dinâmicas religiosas, culturais e económicas da aldeia no século XVII, revive o programa artístico da demolida capela da Nossa Senhora de Monserrate e aborda a questão toponímica da localidade”, explica o autor na sua página de Facebook, agradecendo os contributos do Professor Rafael Moreira, Ruy Ventura, Rui Manuel Mesquita Mendes e Joana Antunes, “que enriqueceram o texto com as suas sugestões, críticas e informações.”

Após a cerimónia de lançamento do livro, que acontece no sábado, 21 de janeiro, pelas 18h00, na Igreja da Meia Via, seguir-se-á a apresentação da réplica da imagem da Santíssima Trindade, feita a partir da escultura original que integra o acervo do Museu Municipal de Torres Novas.

Ambos os projetos foram apoiados pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e integrados numa candidatura de programação cultural em rede que envolveu os municípios de Alenquer, Torres Novas e Vagos intitulada “Em nome do Espírito Santo”, visando a promoção e desenvolvimento do património cultural, nas suas dimensões imaterial, etnográfica, artística e arquitetónica, tendo por base o culto e as festas do Espírito Santo.

Carla Paixão

Natural de Torres Novas, licenciada em jornalismo, apaixonada pelas palavras e pela escrita, encontrou na profissão que abraçou mais do que um ofício, uma forma de estar na vida, um estado de espírito e uma missão. Gosta de ouvir e de contar histórias e cumpre-se sempre que as linhas que escreve contribuem para dar voz a quem não a tem. Por natureza, gosta de fazer perguntas e de questionar certezas absolutas. Quanto ao projeto mais importante da sua vida, não tem dúvidas, são os dois filhos, a quem espera deixar como legado os valores da verdade, da justiça e da liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *