Antigo presidente da Junta de Freguesia de Lapas, dirigente da Associação de Comerciantes e da Escola Profissional de Torres Novas, Hélder Duque Alves morreu a 23 de agosto, com 81 anos, tendo o funeral sido realizado no dia seguinte.
Foi sepultado na terra que o viu nascer e à qual dedicou grande parte da sua vida, documentando, em milhares de fotografias, as tradições e modos de vida dos lapenses, desde os anos 50 do século passado. Como fotógrafo amador foi também durante muitos anos repórter desportivo do Jornal Torrejano.
Fez grande parte do seu percurso profissional na Metalúrgica Nery, tendo-se estabelecido nos anos 1980, em sociedade com o irmão, com uma loja de tintas, máquinas e ferramentas. Mas a fotografia foi a sua grande paixão, tendo constituído ao longo de mais de meio século um arquivo de grande importância histórica – um legado que deixa para memória futura.
Outros artigos
Sou diretora do jornal mediotejo.net, diretora editorial da Médio Tejo Edições e da chancela de livros Perspectiva. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.
Mais por Patrícia Fonseca