Grutas das Lapas Foto: mediotejo.net

O município de Torres Novas investiu cerca de 100 mil euros em obras de reabilitação e num novo circuito de interpretação das Grutas das Lapas. No domingo, dia 22 de abril, o espaço foi reaberto à visitação, na presença de uma pequena multidão de populares que quiseram conhecer as alterações. Logo de seguida foi apresentada a obra “As Grutas das Lapas”, de João Paulo Fernandes, um ensaio técnico sobre lapas e abrigos escavados em tufos calcários nos terraços quaternários do rio Almonda.

Requalificação do acessos e do exterior das Grutas, estudos, um centro de interpretação e um percurso interligado com a aldeia deram a conhecer este domingo à população de Lapas umas grutas de cara lavada, com mais informação, um painel digital, exposições de rochas e melhor iluminação, que permitem entender com mais clareza este património, resultado da escavação do tufo calcário em séculos anteriores.

O momento reuniu muitos curiosos, que tiveram oportunidade de visitar o local. Segundo o vereador Joaquim Cabral, o espaço passa a estar aberto todos os dias.

Circuito de visitação alarga-se à restante aldeia Foto: mediotejo.net
Barreiras, painéis digitais, exposições e melhor iluminação permitem uma redescobertas das grutas das Lapas Foto: mediotejo.net
Foto: mediotejo.net

“Nas Lapas há qualquer coisa de fantástico, tem tudo para ser feliz esta população”, comentou o presidente da junta de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca, Júlio Clérigo. O autarca constatou ainda que foi graças ao povo que este património se conservou.

“A nossa Óbidos de Torres Novas” foi como o presidente da Câmara, Pedro Ferreira (PS), classificou a aldeia, defendendo que ainda há muito a fazer pela localidade. O que foi inaugurado, explicou, foi o centro de interpretação das grutas das Lapas, referindo que “vão orgulhar-se de ter este património”.

“Eu não sei se a nível europeu existe um lugar como este. Se houver fazemos geminação”, brincou o autarca.

João Paulo Fernandes (dirt) apresentou um trabalho técnico sobre as grutas das Lapas Foto: mediotejo.net

Após a visita e descerramento da placa, a multidão seguiu para o auditório de Lapas, onde foi apresentado o livro “As Grutas das Lapas”, por Fernando Real. A obra é um trabalho técnico sobre estas grutas artificiais, inserido na coleção «Estudos e Documentos» do município.

“Isto é uma obra de futuro e com futuro”, elogiou Fernando Real, constatando o grande trabalho de campo de João Paulo Fernandes, onde se uniram os conhecimentos topográficos e de geologia do autor.

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.