CD TORRES NOVAS 1 AC ALCANENENSE 0
Taça do Ribatejo | FINAL – 28/05/2023
Estádio Municipal do Cartaxo

Início de tarde muito nublada, mas sem chuva para a festa da Taça do Ribatejo no Estádio Municipal do Cartaxo em que a equipa de Torres Novas contava com centenas de adeptos no seu apoio iria defrontar uma equipa jovem do Alcanenense, mas com muita qualidade de jogo.

Duas equipas que realizaram um bom campeonato e que chegaram até a esta final eliminando também outras equipas com grande qualidade. Era por isso um jogo aguardado com muita expectativa.

Antes do início da partida, Francisco Jerónimo, presidente da AF Santarém, entregou o troféu de melhor marcador do campeonato distrital da 1ª Divisão ao avançado do Alcanenense, Moisés. O mesmo Francisco Jerónimo fez a antevisão desta partida e abordou o título do Campeonato Distrital da 1ª Divisão.
ÁUDIO | FRANCISCO JERÓNIMO, PRESIDENTE AF SANTARÉM:

Quanto à partida, uma primeira metade sem muitas ocasiões de golo, em que as equipas jogaram com muitas cautelas, privilegiando a posse de bola e os ataques rápidos. O Alcanenense evidenciou ligeira supremacia na fase inicial, chegando por diversas vezes à baliza torrejana, mas sem materializar.

O Torres Novas também também chegou à baliza adversária mas a defesa de Alcanena, capitaneada pelo veterano Faia, ia anulando os ataques torrejanos, com Miguel Miguel em plano de destaque e o ponta de lança Persie, melhor marcador do Torres Novas, à espreita de uma oportunidade.

Só à passagem da meia hora surgiu um lance com muito perigo e pertenceu à equipa orientada por José Torcato. Ataque pela direita em que Botche Candé chega primeiro à bola que o guardião Telmo e de cabeça atira ligeiramente ao lado.

A equipa de Torres Novas, com um grande apoio das bancadas, tentava responder, mas a defensiva do Alcanenense mostrava-se eficaz e não deixava a equipa torrejana avançar muito no terreno. Numa bola bombeada para a entrada da área, num lance aparentemente sem perigo, a bola bate no relvado e passa por cima de Telmo. A bola sairia ao lado da baliza dos torrejanos, para alívio dos muitos adeptos presentes. A equipa de Eduardo Fortes não se desconcentrou e manteve a sua estratégia, jogando pelo seguro.

Com 41 minutos decorridos no encontro foi novamente a equipa de Alcanena a criar perigo, desta vez de bola parada. Livre no lado direito marcado por Innocent para a área onde surge de cabeça o capitão Faia a atirar por cima da baliza. Gorou-se a melhor oportunidade de toda a primeira parte do Alcanena.

Perto do intervalo o guardião Telmo caiu mal e ficou magoado, pedindo substituição. O veterano guarda-redes ainda aguentou até ao apito para o descanso, mas ao intervalo teve mesmo de ser substituído pelo jovem António Henriques.

Com o nulo no marcador, Eduardo Fortes afinou a estratégia no balneário para a segunda metade e os seus jogadores entraram mais soltos no terreno.
Logo aos 5 minutos, um remate forte de Cláudio Major obrigou o guardião Fernando Embadje a defesa apertada para canto.

Era agora a equipa de Torres Novas que chegava mais vezes com perigo à baliza adversária. Aos 20 minutos Persi num ataque pela direita assiste Miguel Miguel que atira cruzado, mas ao lado.

A equipa de Eduardo Fortes procurava o golo e aos 29 minutos, em mais um ataque rápido pela direita, Miguel Miguel endossa para Persi que não chega à bola por centímetros. O esférico sobra para Becas que atira forte mas mais uma vez o guardião Fernando Embadje respondeu com uma excelente defesa.

À passagem da meia hora segundo tempo foi o Alcanenense a ameaçar através de um forte remate de Botche Candé, que obriga a defesa apertada de António Henriques.

Com 34 minutos de jogo uma falha na defensiva da equipa do Alcanena resulta no golo da equipa de Torres Novas. Aproveitando uma perda de bola em zona proibida, Miguel Miguel arranca em velocidade pela ala esquerda e assiste Persi que, solto de marcação, no coração da área, atira para o fundo da baliza.



Estava feito o primeiro golo da partida numa fase crucial do encontro e a festa era das centenas de adeptos que viajaram desde Torres Novas.



A equipa orientada por José Torcato ainda tentou reagir, chegando perto da baliza adversária, mas a Taça do Ribatejo já não fugiria à equipa de Torres Novas.

Bom jogo de futebol no Municipal do Cartaxo entre duas equipas que proporcionaram um bom espetáculo de futebol em dia de festa da Taça do Ribatejo. Destaque para as centenas de adeptos que acompanharam a equipa torrejana até ao Cartaxo e que foram incansáveis no apoio aos seus jogadores.

Apesar de partes distintas, em que o Alcanenense criou mais oportunidades que o Torres Novas na primeira metade, a equipa torrejana é a justa vencedora da Taça do Ribatejo, principalmente pela excelente segunda parte, em que foi mais dominadora e em que concretizou uma das oportunidades de que dispôs.

O Torres Novas, ao vencer este domingo a final da 44ª edição da Taça do Ribatejo de futebol em seniores masculinos, a prova rainha do futebol distrital gerido pela Associação de Futebol de Santarém, passa a contar no seu historial com duas Taças do Ribatejo. O Alcanenense, que podia fazer história neste jogo, nunca conseguiu conquistar o troféu. É um digno vencido e realizou uma época muito positiva.
Persi, o autor do único golo da partida foi eleito o homem do jogo pelos jornalistas presentes.

Com esta conquista, a equipa de Torres Novas conta agora com duas Taças do Ribatejo no seu palmarés e irá defrontar o campeão distrital, União de Tomar, no próximo sábado, 3 de junho, no Municipal Alves Vieira em Torres Novas, para a Supertaça. Bom trabalho da equipa da arbitragem.
FICHA DE JOGO:
CD TORRES NOVAS:

Telmo, Christian, Zé Faria, Becas, Dias, Tozé, João Martins, Bruno Monteiro, Cláudio Major, Persi e Miguel Miguel.
Suplentes: António, Fran, Vitor, Isaac, Gorjão, Sérgio Pedro e Pedro Reis.
Treinador: Eduardo Fortes.
AC ALCANENENSE:

Fernando Embadje, Sabino, Buli Candé, Abulai, Faia, Tomás Sentieiro, Botche Candé, Moisés, Baio, Francisco e Innocent.
Suplentes: Zé Guilherme, Bondo, Diziley, Marco vieira, João Neves, Thomas e Romeu Silva.
Treinador: José Torcato.
GOLOS: Persi.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Hélder Carvalho, Rui Ferreira, Rafael Escudeiro, João Silva e Duarte Ferreira.

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Faia, Botche Candé, Cláudio Major, Bruno Monteiro, João Martins, Tozé e Isaac.
No final ouvimos a presidente da equipa torrejana, Maria do Céu Ramos, os treinadores Eduardo Fortes e José Torcato, e ainda João Martins, jogador da equipa do Torres Novas que faz a sua última época:

ÁUDIO | EDUARDO FORTES, TREINADOR DO TORRES NOVAS:

ÁUDIO | JOSÉ TORCATO, TREINADOR DO ALCANENENSE:

ÁUDIO | JOÃO MARTINS, JOGADOR DO TORRES NOVAS:

ÁUDIO | MARIA DO CÉU RAMOS, PRESIDENTE DO TORRES NOVAS:
FOTOGALERIA: