Galopim de Carvalho Foto arquivo: mediotejo.net

O geólogo Galopim de Carvalho vai proferir na sexta-feira, dia 21, a partir das 10:30, na Biblioteca Municipal de Torres Novas, uma conferência sobre “Dinossáurios e o Monumento Natural da Pedreira do Galinha”, que assinala o Dia Mundial da Terra.

Para celebrar o dia, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes convidou o professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e “um dos grandes divulgadores de ciência em Portugal” para uma iniciativa de entrada livre direcionada à comunidade escolar e ao público em geral.

Atualmente com 91 anos, Galopim de Carvalho, conhecido como “avô dos dinossauros”, vai falar sobre o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros, também conhecido por Pedreira do Galinha, descoberto em 04 de julho de 1994, no local de uma antiga pedreira, com centenas de pegadas em extensos trilhos e com marcas na laje de calcário do Jurássico Médio que ascendem a 175 milhões de anos.

O local é considerado “o mais extenso e um dos mais antigos registos de rastos de pegadas deixadas por saurópodes”, segundo uma nota do município.

Galopim de Carvalho vai falar sobre as pegadas de dinossauros descobertos na Serra d’Aire. Foto arquivo: DR

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *