Torres Novas vai “recuar no tempo” entre 30 de maio e 3 de junho, revivendo o regresso do físico-mor de D. João II à vila natal para “mostrar as novidades da arte de sarar feridas e curar os males”.

Promovida há nove anos pelo município de Torres Novas, no âmbito das Memórias da História, a Feira de Época deste ano tem por tema “A Salvação do Corpo – Mestre António, físico-mor de D. João II”, prometendo cinco dias de recriação histórica de finais do século XV, com “atividades lúdicas, performances musicais e teatrais”, com “inúmeros cenários e personagens” e convite a “provar iguarias numa das muitas bodegas da feira”.

“Depois da descoberta do mundo e dos prodígios e maravilhas dos povos, nesta edição olha-se para o que é humano e já nada é estranho. Renascem saberes: físicos e cirurgiões percorrem o corpo e desvendam um outro mundo em que as desordens precisam, afinal, da mão humana. Mestre António, judeu de Torres Novas e cirurgião da corte em finais de quatrocentos, vem à vila mostrar as novidades da arte de sarar feridas e curar os males”, afirma uma nota de divulgação do evento.

Agência Lusa

Agência de Notícias de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.