A fadista Liliana Jordão, de Torres Novas, é uma dos participantes no EDP Tanto Fado, a mais recente iniciativa da EDP na área da música que “visa apoiar e promover o talento nacional”, refere a promotora.
“Lisboa e o Fado” é o tema com que Liliana Jordão se apresenta a votação neste concurso cujo vencedor irá editar um álbum com a Sony Music e ainda atuar no palco EDP Fado Café na próxima edição do festival NOS Alive.
Liliana Jordão, natural de Torres Novas, sempre teve a música como grande paixão. No entanto, o seu sentido musical e o gosto pela música, até então apenas como ouvinte, só foi concretizado aos 28 anos. Atualmente, Liliana atua maioritariamente na zona do Ribatejo, área onde a tradição fadista, hoje mais do que nunca, continua a propagar-se, e onde, em bom rigor, é já um nome de referência pela paixão e alma com que se entrega em cada atuação.
“Barulho, que se vai cantar o fado!” É este o mote do novo projeto que a EDP lançou recentemente. ‘EDP Tanto Fado’ é o nome do concurso que quer descobrir novos talentos da música num dos estilos mais populares do país, o fado, e levá-los a grandes palcos. Através deste concurso, os participantes poderão revelar os seus dotes e a sua alma de fadista e ganhar uma oportunidade de projeção no meio musical.
A fadista Carminho é a embaixadora do concurso ‘EDP Tanto Fado’, fará parte de um workshop exclusivo com os finalistas e irá atuar na grande final, agendada para 20 de dezembro. O vencedor será escolhido pelo júri do concurso nesta final.
Entre todos os fadistas inscritos a concurso serão selecionados 16 candidatos para a semifinal, seis fadistas serão escolhidos através de votação no site do concurso e os restantes 10 serão por escolha direta do júri, tendo em conta a dicção, compasso, interpretação, afinação, melodia e técnica vocal.
Os semifinalistas serão anunciados no dia 2 de dezembro no site do concurso e serão contactados pela organização para preparação da semifinal online.
Dos semifinalistas serão selecionados para a final oito fadistas, um será o mais votado online no site do concurso e os restantes sete fadistas serão selecionados por escolha direta do júri, tendo em conta a dicção, compasso, interpretação, afinação, melodia e técnica vocal.
Os oito finalistas serão anunciados no dia 11 de dezembro no site do concurso e serão contactados pela organização para preparação da final.
A final do concurso terá lugar no dia 20 de dezembro, em Lisboa. O local da final será comunicado aos finalistas. Na final, cada fadista interpretará ao vivo dois temas.
A escolha do fadista vencedor é da responsabilidade do júri do concurso.