Em comunicado enviado às redações, a CDU de Torres Novas contesta a localização escolhida para a estação elevatória de Ribeira Ruiva, na extinta freguesia de Ribeira Branca. A estrutura encontra-se nas margens do rio Almonda, junto à praia fluvial da Ribeira.
No texto pode ler-se que “as Águas do Ribatejo estão a construir uma estação elevatória de saneamento (esgotos domésticos) na Ribeira Ruiva, num local que consideramos ser completamente desadequado. O local escolhido para a implantação desta infra-estrutura foi a margem do rio Almonda”.
A CDU salienta que “próximo desta nova estação elevatória está a chamada «Casa do Rio», imóvel que foi construído não só para ser explorado como Cafetaria, mas também para dar apoio às actividades fluviais e balneares que regularmente são ali efectuadas. No mesmo local, e com vista directa para a nova estação elevatória, está o parque de merendas”.
“Este sítio, que é conhecido na gíria popular como a «Praia da Ribeira» é um dos raros lugares do nosso concelho onde existe uma área de lazer associada ao nosso rio. Trata-se de um espaço lindo, onde é possível desfrutar das águas do Almonda e das suas margens”, destaca.
Os maus cheiros que virão desta estação elevatória e os constrangimentos de acesso ao rio são os riscos apontados pela CDU. “Acreditamos que se esta construção avançar, não só constituirá um entrave à concessão da exploração do espaço da Cafetaria da “Casa do Rio”, como aquele sítio, que tanta vida traz à Ribeira Ruiva, será votado ao abandono”, constata. “A construção da estação elevatória no local onde está, representa um erro monumental do ponto de vista ambiental e turístico”.
“A CDU apela às Águas do Ribatejo (AR) e à Câmara Municipal de Torres Novas, enquanto membro do Conselho de Administração da AR e gestora do território, que repensem e alterem o local de implantação da estação elevatória. Se esta for deslocada para uma área a jusante da actual, evita-se um erro que consideramos grosseiro”, continua.
O mesmo apelo à feito à junta de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca para que “se manifeste no mesmo sentido e se empenhe de forma descomprometida na luta contra a actual área de implantação da estação elevatória de saneamento da Ribeira Ruiva”.