Mérito Desportivo Gala do Desporto 2017: Equipas de Natação e Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas Foto: mediotejo.net

Com um total de sete prémios arrecadados, o Clube de Natação de Torres Novas, que inclui uma equipa de triatlo, destacou-se na 1ª Gala do Desporto promovida pelo município na sexta-feira, 5 de maio. A fechar a noite, o prémio de Homenagem/Carreira foi entregue a José Augusto Pedro da Silva, que num discurso humilde afirmou que “enquanto tiver força, contem comigo para auxiliar em qualquer organismo”.

Foi a primeira vez que a Câmara de Torres Novas organizou uma gala para homenagear as equipas e os atletas do concelho, alguns dos quais têm arrecadado importantes prémios a nível nacional e internacional. O município tem muitas associações desportivas, do futebol à ginástica, passando pelo judo, o ténis ou ao boccia, “associações criadas por todo o concelho e que por todo o concelho proporcionam uma salutar prática desportiva”, referiu no seu discurso o presidente da Câmara, Pedro Ferreira.

Nos últimos anos o município tem feito várias apostas nos edifícios desportivos, recordou, como seja o Palácio dos Desportos, as Piscinas, o Campo de Ténis, o Pavilhão de Riachos e vários apoios financeiros a outras estruturas espalhadas pelo concelho. “Constatamos hoje que ainda são insuficientes”, admitiu, referindo os muitos pedidos a que não se consegue dar resposta. Adiantou assim as obras de mudança de relvado do Estádio Municipal, ainda em execução, e a conclusão do ginásio do Pavilhão de Riachos, com a revisão do projeto de arquitetura a decorrer, entre outras.

Estavam nomeados vários jovens e equipas, tendo a vitória sido anunciada no decorrer da Gala. Ao todo foram 28 prémios, atribuídos por 14 categorias.

Inês Ramos, do Clube de Natação de Torres Novas – natação, venceu a categoria feminina para menores de 14 anos. Fabiana Sousa, do Núcleo do Sporting Clube de Portugal Torres Novas – atletismo, venceu a categoria feminina dos 15 aos 18 anos. Ana Dias, do Clube de Judo de Torres Novas – jiu jitsu, venceu a categoria feminina nos maiores de 19 anos.

As categorias masculinas foram todas para o Clube de Natação de Torres Novas. Bernardo Simões, natação, venceu nos sub-14. Ricardo Batista, triatlo, venceu na categoria entre os 15 e os 18 anos. Marco Sousa, no triatlo, obteve a vitória nos maiores de 19 anos.

João Inês, do Clube de Ténis de Torres Novas – ténis, foi considerado o Atleta Revelação do Ano. Já o prémio Equipa do Ano foi para a equipa de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas. Também a categoria de Treinador do Ano foi para este clube e equipa, para Paulo Antunes.

Na categoria Associação/Clube Desportivo do Ano, a distinção coube à União Desportiva e Recreativa da Zona Alta. Única nomeada, a equipa juvenil feminina 3×3 basquetebol da Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves venceu no Desporto Escolar. Já no Desporto Adaptado, sem surpresas, venceu a equipa de Boccia do Centro de Reabilitação Integração Torrejano (CRIT). O Dirigente do Ano foi para José Gomes, da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta.

Por fim, o troféu de Mérito Desportivo coube, mais uma vez, às Equipas de Triatlo e Natação do Clube de Natação de Torres Novas. Receberam ainda esta distinção Rui Martinho, Team Target, e Raul Santos, do Núcleo do Sporting Clube de Portugal Torres Novas.

O município homenageou também todos os 13 atletas que durante o último ano se destacaram a nível nacional e internacional. A última homenagem, pela carreira, foi para José Augusto Pedro da Silva, o único de entre os premiados a fazer uma breve intervenção. “Mereço tal como outros homenageados merecem”, referiu, “enquanto tiver força, contem comigo para auxiliar em qualquer organismo”.

Segundo foi explicado durante a Gala, nem todas as associações quiseram participar com sugestão de equipas ou atletas para serem nomeados.

 

 

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *