O procedimento concursal, aprovado na reunião de executivo de 8 de novembro, prevê a reabilitação da piscina de saltos, “que tem vários problemas estruturais e de perda de água”, com a construção de “uma piscina nova dentro da existente”. Por outro, a torre de saltos também vai ser “conservada”, mas apenas como “marco” das piscinas municipais exteriores, uma vez que vai ficar “sem utilização”.
Também a “piscina de crianças existente será eliminada”, com a indicação que será construída uma nova infraestrutura para o “público em geral com uma piscina para crianças/bebés incorporada”.
Segundo a informação divulgada pelo município, no espaço exterior vai ser criada uma entrada de “acesso exclusivo a utilizadores das piscinas exteriores”, e um “deck suspenso” com o objetivo de “aumentar a área de lazer (cerca de 465 m2) e permitir a utilização por um maior número de pessoas”.
A área ajardinada junto ao rio também vai ser reabilitada, e está previsto “um acesso independente do acesso às piscinas”, para a colocação de um cais para barcos.
O espaço junto ao rio “que serve de casa de máquinas e arrecadação”, vai ser “transformado” num espaço bar/café, destinado aos utilizadores da piscina, mas que também “poderá ser utilizado por pessoas que não frequentam as piscinas, com a criação de uma entrada independente”, informa ainda o município.
Para o apoio à “nova entrada” para as piscinas exteriores, a empreitada inclui ainda a construção de uma nova recepção e instalações sanitárias.
No que respeita ao espaço interior, as intervenções incluem a pintura do edifício e, também, a ‘melhoria’ nos balneários de apoio às piscinas. Na empreitada consta ainda a construção de novas casas-de-banho para “pessoas com mobilidade condicionada”.
Além das intervenções descritas, os trabalhos incluem também a “requalificação” dos balneários existentes, a substituição de “iluminação para ‘led’ em todo o edifício”, a instalação de um “grupo hidropressor para aproveitamento da água dos tanques de compensação para a rede de rega do jardim das Rosas e do jardim romântico da Av. João Martins de Azevedo”, entre outras medidas.
O orçamento desta empreitada de “Ampliação/Remodelação das Piscinas Municipais Fernando Cunha” tem o valor de 1.660,993€ acrescido de IVA, e o prazo de execução proposto é de 365 dias.

