O estudo “O Profeta da Galileia: Da frustração messiânica à espiritualização redentora”, desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo antropólogo Aurélio Lopes, vai ser lançado na quinta-feira, dia 14 de setembro, no Museu Rural de Riachos, no concelho de Torres Novas.
Segundo Aurélio Lopes, o livro resulta de um “estudo metodológico da historiologia de Jesus, seus comportamentos e ideias”, numa abordagem “de alguma forma inaudita” por tratar um assunto “frequentemente tabu”.
O livro resulta de um estudo que recorreu a documentos histórico-científicos, “tendo em conta os diversos pressupostos teóricos que autores diversos têm veiculado”, numa abordagem que “assenta igualmente em perspetivas antropológicas com que as vertentes políticas e sociológicas se interligam”, disse o antropólogo à Lusa.
Publicado pelos Cosmos, o livro será apresentado em sessões de debate e análise, “não só com a audiência como, e especialmente, com especialistas temáticos convidados”, estando uma segunda apresentação agendada para o dia 07 de outubro, no Convento de S. Francisco, em Santarém.
