Foto ilustrativa: DR

O Município de Torres Novas vai associar-se às comemorações da 21ª edição da Semana Europeia da Mobilidade através de um conjunto de iniciativas que visam “aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa”. A decorrer entre 16 e 22 de setembro, as atividades são de participação gratuita.

Durante uma semana pode-se assim contar em Torres Novas como colóquios sobre mobilidade mais sustentável (16 setembro), passeios mistérios (17 setembro), caminhadas (19 setembro) ou jogos (20 setembro). No dia 22, a encerrar a iniciativa, assinala-se o Dia Europeu sem carros.

Paralelamente ao programa e durante os dias da iniciativa, vai decorrer um conjunto de testes de trânsito, nomeadamente na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, e nas ruas Dr.Guimarães Amora, 1º de Dezembro, Entre Fábricas, F. L.Gouveia Pimenta, rua da Corrente, rua Direita de S. Pedro, Rua dos Cides e Largo General Baracho.

Tendo este ano como tema central “Melhores Ligações” e como slogan “Combina e Move-te”, a Semana Europeia da Mobilidade foi criada em 2002, representando-se como a principal campanha da Comissão Europeia para a “consciencialização dos atores urbanos sobre mobilidade urbana sustentável, incentivando mudanças comportamentais em favor da mobilidade ativa, do transporte público e de outras soluções de transporte limpas e inteligentes”.

À data da escrita deste texto, para a edição deste ano, estavam já registadas 2143 cidades de 41 países a tomar parte nesta iniciativa europeia.

Programa:

16 de setembro . 18h30-20h30 . Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

Colóquio «Mobilidade + Sustentável»
Público alvo: Todos os públicos
Abertura: João Trindade (Vereador da Câmara Municipal de Torres Novas)
Oradores: Tiago Rodrigues (Técnico Superior da Câmara Municipal de Torres Novas), Pedro Bingre do Amaral (Professor no Instituto Politécnico de Coimbra e especialista em Ordenamento do Território) e José Manuel Viegas (Professor Emérito da Universidade de Lisboa e Presidente do Conselho de Administração da TIS – Transportes, Inovação e Sistemas)
Moderadora: Célia Ramos Honorato (Jornalista e Escritora)
Temas: «Trânsito e mobilidade em Torres Novas – novas medidas», «Planeamento Urbano e Mobilidade» e «Caminhos para a descarbonização da mobilidade»

17 de setembro . 9h . Avenida Dr. João Martins de Azevedo

Passeio Mistério «Move-te … sem carros»
Público alvo: Famílias
Inscrições: http://webinq/myinq/i/?356
Descrição: “Passeio mistério em que, através de pistas terão que descobrir o caminho a seguir. Aceite o desafio de deixar o carro em casa e participe nesta viagem: Pedale, viaje, visite e reme connosco!”

19 de setembro . 18h . Silvã-Lapas-Jardim das Rosas

Caminhada «Combina e Move-te», seguida de rastreio médico aos participantes na Praça dos Claras
Público alvo: Todos os públicos
Inscrições: http://webinq/myinq/i/?356
Duração Cerca de 1 hora (+- 6km)
Apoio: Caracol Trail Team

20 de setembro . 9h . Praça 5 de Outubro

Jogo da Mobilidade
Público alvo: Escolas
Apoio: Polícia de Segurança Pública (PSP)

21 de setembro . 9h . Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

«Miúdos mais seguros na cidade»
Público alvo: Escolas
Apoio: DECO
Descrição: “Crianças e jovens ganham um conjunto de competências através de conceitos essenciais de segurança rodoviária e de cidadania, para andarem em segurança na rua.”

22 de setembro

Dia Europeu sem carros
Atividades no âmbito da iniciativa «Living Peace»

Paralelamente a este programa, de 16 a 22 de setembro, haverá um conjunto de testes de trânsito, nomeadamente na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, e nas ruas Dr.Guimarães Amora, 1º de Dezembro, Entre Fábricas, F. L.Gouveia Pimenta, rua da Corrente, rua Direita de S. Pedro, Rua dos Cides e Largo General Baracho.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.