O Trilho da Rata Cega (capa do livro). Foto: DR

A cidade de Torres Novas – através dos UrbanSketchers Torres Novas – junta-se à oitava edição da iniciativa de promoção artística do “(A)Riscar o Património”, desafiando no sábado, dia 25 de setembro, ao retrato dos trilhos da “Rata Cega”, também chamado “Comboio Menino”, comboio que fazia a ligação ferroviária entre a Estação de Riachos/Torres Novas/Golegã e Alcanena.

Integrando igualmente o programa local das Jornadas Europeias do Património, dinamizado pela Câmara Municipal de Torres Novas, o encontro está marcado para as 10h, na Rua Serpa Pinto (n.º33). Segue-se a sessão de desenhos pelas ruas por onde passava este antigo comboio, onde os participantes põem à prova o seu olhar e a sua destreza artística, estando o fim do encontro marcado para as 12h-13h, com a partilha de desenhos e fotografias de grupo.

A inscrição no evento é gratuita mas obrigatória, devendo ser feita através do email usk.torresnovas@gmail.com

Este ano sob o tema “Património Inclusivo e Diversificado”, esta iniciativa organizada pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com os UrbanSketchers Portugal, pretende promover a interação entre o observador/desenhador e o Património nas suas diferentes facetas; quer pelo olhar e registo gráfico de cada um, quer pela partilha de desenhos e descobertas.

O UrbanSketchers Torres Novas é um coletivo de autores que desenham a cidade e o concelho de Torres Novas e os sítios por onde viajam, geralmente em cadernos – os diários gráficos – onde o objetivo é melhorar a observação, aprimorar capacidades e registar memórias.

“O trilho da Rata Cega” já serviu também de título e mote para um livro, da autoria de Paula Silva.

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *