Foto: FAJUDIS

A reunião final do Projeto Transnacional “Impact on Youth”, organizada pela FAJUDIS (Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém) decorreu durante os dias 26, 27 e 28 de outubro na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.

Este projeto transnacional – financiado pelo programa europeu ERASMUS+ – visou a criação de uma plataforma online para que professores, educadores, trabalhadores juvenis e jovens possam avaliar as 15 competências empreendedoras identificadas no ENTRECOMP (Quadro Europeu de Competências Empresariais).

Além das reuniões entre parceiros, no dia 27 de outubro foram também realizadas atividades que envolveram cerca de 130 alunos das escolas da Escola Secundária de Alcanena, da Escola Secundária Artur Gonçalves (10.ºG, 11.ºG e 12.ºG Profissional Técnico de Multimédia), da Escola Secundária Maria Lamas (10º PGE, 11º PSI e 11º MEC), estando também presentes técnicos da CIMT (Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo), da Startup de Torres Novas e da NERSANT (Associação Empresarial da Região de Santarém).

Foram ainda realizados workshops sobre Criatividade (Lucy Lewandowska – AJS), Pensamento Ético e Sustentável (Monia Izabela Wisniewska – AJS), Mobilização de Recursos (Tony Gómez Romano, AJS), Motivação & Perseverança (Helena Caetano – Startup TN), Identificar Oportunidades (Hugo Rodrigues – CIMT), Valorização de Ideias (Oscar Pires – Fajudis) e Lidar com a incerteza (Paula Valério e Eduardo Costa – TagusValley).

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada por empreendedores, a qual contou com a presença de Verónica Paiva, da BioVó (Cosméticos Naturais e Biológicos), de Marlond Antunez, da Cnw Associates Europe, lda. (Comerce and international negotiation) e de Alessandro Igor, em representação da GAMEscola de Torres Novas.

Direcionada aos educadores decorreu também uma mesa redonda acerca da importância da formação empreendedora. A moderação ficou a cargo de Carla Batista, e marcaram presença Monia Wisniewska (AJS), Izabela Walczak (AHE), Laura Magan (MMS), Hugo Rodrigues (CIMT), Paula Valério e Eduardo Costa (TagusValley), Helena Caetano (StartupTN), Filipa Teixeira (NERSANT) e dos Professores Ana Rosa Gouxo e Isabel Lourenço (Escola Secundária de Alcanena), Andrea, Lurdes Cruz e Silvia Filipe (Escola Secundária Artur Gonçalves – TN) e Jacinta Magalhães, Teresa Rosa, Ricardo Pereira e Miguel Cardoso (Escola Secundária Maria Lamas – TN).

O Projeto Transnacional “Impact on Youth”, resultou de uma parceria entre a AJS – Asociación Jóvenes Solidarios, de Arenas de San Pedro – Ávila (Espanha), a Fajudis – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém (Portugal), a Momentum educate + innovate, de Letrim (Irlanda) e a Universidade de Humanidades e Economia de Lodz (Polónia).

Para além do financiamento através do programa europeu ERASMUS+, esta iniciativa contou ainda com os apoios da Câmara Municipal de Torres Novas, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, do Instituto Português da Juventude e do Desporto, da NERSANT, da Startup de Torres Novas, da Tagus RI e da TagusValley.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *