A exposição “Com sonhos e livros se constrói uma vida”, promovida pela editora Canto das Cores, patente da Biblioteca Municipal de Torres Novas, de 4 a 29 de abril, pretende homenagear aquela que é considerada uma das mais relevantes escritoras portuguesas na área da literatura infantil. Os 50 anos sobre a vida e obra de Luísa Ducla Soares, são assim comemorados, com uma exposição bibliográfica ilustrada por fotografias, quadros, artefactos e documentos antigos.
A iniciativa inclui ainda o espetáculo musical infantil «A 4 Mãos», da autoria de Daniel Completo, que contará com a presença online da escritora Luísa Ducla Soares, no dia 28 de abril, pelas 10 horas, numa atividade direcionada à comunidade escolar.
Luísa Ducla Soares tem publicadas 180 obras literárias para crianças e jovens
Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de julho de 1939. É licenciada em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa, tendo iniciado a sua atividade profissional como tradutora. Foi consultora literária, jornalista e colaboradora de diversos jornais e revistas e, entre 1979 e 2009, trabalhou na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal.
Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens, em prosa e poesia, publicou 180 obras neste domínio, desde 1970. A sua vastíssima obra literária conta com prestigiados prémios literários, nomeadamente: Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro do biénio 1984-85 por «6 Histórias de Encantar», Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996 e em 2009 a Sociedade Portuguesa de Autores distinguiu-a com a sua Medalha de Honra.
