São Miguel do Rio Torto e Rossiense reativaram as secções desportivas e regressam este ano ao campeonato da Liga Inatel. Foto: DR

O dérbi entre as equipas de São Miguel do Rio Torto e do Rossiense, de Rossio ao Sul do Tejo, foi um dos jogos que marcou o arranque do InCup, torneio de pré-época direcionado para as equipas do Inatel de Abrantes. Muito público, boa disposição e o fairplay imperaram num campo de jogos onde as bifanas e os coiratos deram outro sabor a um dia que marcou o regresso do futebol a estas duas localidades do concelho.

A Taça Concelhia de pré-época do Inatel envolve as 11 equipas do concelho de Abrantes que vão participar no Campeonato de Futebol do Inatel, tendo o Alcaravela (Sardoal), como equipa convidada. O torneio do futebol amador arrancou este fim de semana, com os seis jogos disputados na 1ª jornada a renderem 23 golos. As finais do inCup estão agendadas para os dias 1 e 2 de outubro.

A disputar o InCup, torneio de pré-época para as equipas do Inatel, estão os conjuntos de Água Travessa F.C.; União Desportiva Rossiense; Associação Melhoramentos da Freguesia de Alvega; Bemposta Futebol Clube; Clube Desportivo e Recreativo de Concavada; Casa Povo S. Facundo; Grupo Desportivo Alcaravela; C.C.R. Vale das Mós; Casa Povo S. Miguel Rio Torto; C.P.C.D. Sentieiras; S.R. Pró Casais de Revelhos e A.C.D.R. “Os Lobos” Carvalhal, havendo uma fase de grupos disputada por 6 equipas cada.

A bola voltou a rolar no pelado de São Miguel do Rio Torto. Foto: DR

Em São Miguel do Rio Torto, a tarde de domingo foi de romaria ao campo de jogos Farinha Pereira, num dia que marcou o regresso do futebol após alguns anos de interregno e que foi saudado por Miguel Cabaço, jogador e dirigente da Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto.

Miguel Cabaço, jogador e dirigente da Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | MIGUEL CABAÇO, SECÇÃO DESPORTIVA CASA DO POVO SÃO MIGUEL:

Os jogos têm a duração de 80 minutos, divididos em duas partes de 40 minutos, com um intervalo entre elas, tendo a equipa visitante vencido este primeiro jogo do torneio. O jornal mediotejo.net falou com Luís Lopes, treinador da equipa de São Miguel do Rio Torto, sobre o InCup e as expectativas para esta época desportiva.

Luís Lopes, treinador da equipa de São Miguel do Rio Torto. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | LUIS LOPES, TREINADOR DA EQUIPA DE SÃO MIGUEL RIO TORTO:

O Rossio ao Sul do Tejo entrou com o pé direito e venceu este primeiro jogo do torneio, tendo o treinador António Santana destacado a importância do regresso do futebol do Inatel após dois anos de pandemia e assegurado o “compromisso” do plantel com o clube sendo o principal objetivo proporcionar tardes de convívio, bom futebol e dignificar o emblema.

António Santana, treinador da equipa de Rossio ao Sul do Tejo. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | ANTÓNIO SANTANA, TREINADOR DA EQUIPA DE ROSSIO AO SUL DO TEJO:

A Câmara Municipal de Abrantes saudou na pessoa do vereador responsável pela área do Desporto o regresso destas duas equipas à prática desportiva, um dérbi entre dois Centros de Cultura e Desporto (CCD´s) que pertencem à mesma União de Freguesias, tendo destacado a dinâmica desportiva, com 11 equipas de Abrantes no campeonato do Inatel, e a importância social das atividades que estas proporcionam aos habitantes das aldeias que representam.

Luís Dias, vereador da área de Desporto do município de Abrantes. Foto arquivo: mediotejo.net.

ÁUDIO | LUIS CORREIA DIAS, VEREADOR DESPORTO CM ABRANTES:

RESULTADOS DA 1ª JORNADA DO TROFÉU INCUP/ABRANTES 2022:

Grupo A – Água Travessa F.C. ; S.R. Pró Casais de Revelhos; C.D.R. Concavada; A.M.F. Alvega; Bemposta F.C.; C.P. São Facundo C.P.

InCup | Resultados da 1ª jornada | Grupo A

Água Travessa 2 Concavada – 2

Alvega 2 Bemposta 1

São Facundo 0 Casais de Revelhos 2

Água Travessa e Concavada emparam a dois golos na jornada inaugural no Grupo A. Foto: DR

Grupo B – C.C.R. Vale das Mós; U.D. Rossiense; “Os Lobos” Carvalhal; C.P.C.D. Sentieiras; G.D. Alcaravela; C.P. São Miguel do Rio Torto.

InCup | Resultados da 1ª jornada | Grupo B

Vale das Mós 2 “Os Lobos” Carvalhal 3

Sentieiras 3 Alcaravela 4

São Miguel do Rio Torto 0 Rossiense 2

Equipa de São Miguel do Rio Torto volta a animar as tardes desportivos na aldeia pela mão da Casa do Povo local. Foto: DR

Após a fase de grupos, o 1º classificado de cada um dos grupos disputará a Final (1º e 2º lugar), o 2º classificado de cada um dos grupos disputará o apuramento para o 3º e 4º lugar, e assim sucessivamente, até ao apuramento do 12º. As finais do torneio decorrem a 1 e 2 de outubro.

O próximo fim de semana do Torneio InCup conta com jornada dupla nas duas séries:

2.ª Jornada – Sábado, – Dia 17 de setembro – 16h30

Grupo A – Concavada vs São Facundo

Grupo A – Bemposta vs Água Travessa

Grupo A – Casais de Revelhos vs Alvega

Grupo B – “Os Lobos” Carvalhal vs São Miguel do Rio Torto

Grupo B – Alcaravela vs Vale das Mós

Grupo B – Rossiense vs Sentieiras

3.ª Jornada – Domingo, – Dia 18 de setembro – 16h30

Grupo A – Concavada vs Bemposta

Grupo A – Água Travessa vs Casais de Revelhos

Grupo A – São Facundo vs Alvega

Grupo B –  “Os Lobos” Carvalhal vs Alcaravela

Grupo B – Vale das Mós vs Rossiense

Grupo B – São Miguel do Rio Torto vs Sentieiras

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.