O executivo camarário de Tomar aprovou, por unanimidade, na reunião de segunda-feira, 28 de agosto, a minuta de um protocolo a estabelecer com o Alto Comissariado para as Migrações. Os objectivos desta parceria passam por criar, na cidade, um espaço destinado a promover e dinamizar o acolhimento, a integração, a participação e formação profissional e cívica dos migrantes e seus descendentes.
Deste modo, será colocado em funcionamento um Centro, em local ainda a definir, ficando ainda afectos a esta unidade técnicos para prestar serviço nas instalações, garantindo o desempenho das funções de acolhimento, informação e apoio aos cidadãos migrantes.
Por sua vez, o Alto Comissariado fica com a responsabilidade de assegurar a formação inicial e contínua desses técnicos, disponibilizar informação sobre regras gerais de atendimento, respostas padronizadas, folhetos informativos e outros materiais.
Cabe ainda ao Alto Comissariado disponibilizar o acesso a uma Base Dados de Registo diário de Atendimentos, comum a toda Rede CLAIM – Centros Locais de Apoio à integração de Migrantes.
No âmbito deste protocolo, será igualmente criada uma Comissão de Acompanhamento, constituída por um representante de cada uma das partes, à qual competirá acompanhar o funcionamento do serviço de acolhimento.