Festas em Minde decorrem este fim de semana. Foto ilustrativa: DR

A Câmara de Tomar aprovou, por unanimidade, a criação de uma agenda anual de festas e romarias das aldeias do concelho e o desenvolvimento de um copo reutilizável com a marca do município, ambas propostas pela bancada socialista na reunião de executivo de segunda-feira, 10 de agosto.

A primeira proposta, apresentada pela vereadora do PS Filipa Fernandes, pretende dar maior visibilidade às iniciativas promovidas fora da cidade e valorizar o trabalho desenvolvido pelas associações e restantes entidades locais na organização das festas populares.

“As festas populares, quanto a nós, são um forte contributo de identidade, é património cultural e material, faz parte do nosso concelho e da nossa génese”, afirmou a vereadora, defendendo que estas iniciativas permitem também mostrar que “não é só cidade, mas que também existe dinâmica para além da cidade”.

A proposta prevê que o município assuma a coordenação da recolha e organização das datas das festas, em articulação com juntas de freguesia, associações culturais, paróquias, comissões de festas e outras entidades organizadoras.

A agenda deverá ser disponibilizada um mês antes da realização da primeira festa do ano, permitindo reunir num único suporte a programação das várias localidades do concelho e dar-lhe maior divulgação.

Filipa Fernandes considerou que a medida será simples de implementar e permitirá “valorizar aquele que é o trabalho de muitas associações” do concelho, dando-lhes também “mais visibilidade”.

Município quer avançar com copo reutilizável

Na mesma reunião, o executivo aprovou também, por unanimidade, uma proposta para a criação de um copo reutilizável com a marca “Tomar”, destinado a ser utilizado em eventos promovidos pelo município e pelas associações do concelho.

A iniciativa pretende reduzir a utilização de copos descartáveis e os resíduos associados, através de um modelo de aquisição centralizada pelo município, que permita obter os recipientes a custos mais baixos e disponibilizá-los às associações.

A proposta contempla a criação de um copo com identidade gráfica própria, incorporando a marca do município e elementos representativos do património de Tomar, bem como a definição de normas que permitam a sua devolução e reutilização.

“Se estamos sempre a comprar copos e a deitá-los fora, eles acabam por não ter o impacto ambiental que é desejado”, afirmou Filipa Fernandes, defendendo que a reutilização deve ser assegurada através de um sistema de devolução.

A vereadora apontou como exemplo o modelo utilizado no Festival Bons Sons, realizado em Cem Soldos, no concelho de Tomar, onde os participantes podem devolver o copo no final e ser reembolsados do respetivo valor.

A proposta prevê ainda que seja estudada a possibilidade de promover anualmente um concurso para a criação do design do copo, nomeadamente em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar ou escolas de artes, envolvendo a comunidade local na definição da imagem do recipiente.

Segundo Filipa Fernandes, a medida poderá trazer benefícios ambientais e económicos para o movimento associativo, ao permitir reduzir a aquisição individual de copos reutilizáveis por parte das associações e criar um sistema comum de utilização e devolução.

As duas propostas foram aprovadas sem votos contra ou abstenções, não tendo havido outras intervenções dos vereadores durante a discussão dos pontos.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply