Comissão de Utentes de Tomar dão propostas de melhoramento de serviços públicos Foto arquivo: mediotejo.net

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) pediu ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) para instalar o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação em Tomar, previsto desde a criação do CHMT, há mais de duas décadas.

Segundo a CUSMT, o serviço da unidade de Tomar foi dimensionado para servir 1,2 milhões de pessoas e dotado de 30 camas para internamento e de “instalações bem dimensionadas para prestação de cuidados em ambulatório (consultas e fisioterapia)”.

A comissão recomenda à administração do CHMT que “complemente o investimento existente com os meios humanos e equipamentos necessários”, lembrando que “o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, além de estar localizado num dos extremos da Área de Lisboa e Vale do Tejo, está longe de dar a resposta necessária à procura destes cuidados”.

Além desta reivindicação, a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Tomar apresentou mais algumas propostas para melhorar a prestação de serviços públicos no concelho, tanto na área da saúde, como de saneamento, energias, comunicação e acessibilidades.

Ao nível da saúde, os utentes defendem a necessidade de “dar prioridade aos cuidados de saúde pública e aos Cuidados de Saúde Primários, garantir boas instalações, equipamentos e profissionais suficientes para cuidados de saúde de qualidade e proximidade, a atribuição da Urgência Médico-Cirúrgica ao CHMT que organizará os serviços nas diversas unidades do Médio Tejo”, e a aplicação do princípio “a porta de entrada deve ser a porta de saída” na mesma unidade hospitalar.

No âmbito das águas e saneamento, a Comissão de Utentes do concelho de Tomar pede a “reversão das tarifas aplicadas pela Tejo Ambiente atendendo aos rendimentos das famílias, já penalizadas pelo aumento de preços de bens essenciais e taxas de juro”, e o “combate aos episódios de poluição do Nabão”.

Quanto às acessibilidades e energia, os utentes de Tomar pedem a “abolição das portagens na A13 e A23, a manutenção da rede viária e o reforço das medidas de prevenção da sinistralidade rodoviária”, a par da “moderação dos preços da energia elétrica, gás e combustíveis” e da “continuidade no fornecimento de energia elétrica”.

Ao nível da comunicação, os utentes de Tomar lembram a necessidade de “melhorar a distribuição postal e a cobertura de redes móveis”.

Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo comemora 20 anos de atividade

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) vai comemorar este sábado o seu 20º aniversário com uma sessão aberta, a partir das 18:00, na Biblioteca Municipal de Torres Novas.

Numa nota, a comissão diz que estes 20 anos foram marcados por uma atividade “intensa, consequente e contínua”, em que se acumulou um “património de intervenção por cuidados de saúde de proximidade e qualidade”.

Para comemorar o passado e projetar o futuro, a CUSMT convidou unidades de saúde, autarquias, sindicatos e partidos políticos para participarem na sessão solene, que contará com uma intervenção de fundo da antiga bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta de Sousa.

Diana Serra Garcia

Natural de Vila Nova da Barquinha, tem 25 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *