Projeto Turismo Cultural em Férias levou jovens voluntários a serem os guias da cidade de Tomar. Foto: CMT

Terminou mais uma edição do “Turismo Cultural em Férias”, um projeto em que os guias da cidade de Tomar são jovens voluntários que disponibilizam informação turística e conduzem os visitantes de forma gratuita pelas ruas, ruelas e monumentos de Tomar.

O projeto resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria e o Município de Tomar, projeto que disponibiliza um serviço de informações turísticas e visitas gratuitas pelas principais ruas e monumentos do centro histórico, e no Convento de Cristo, numa viagem pela História de Tomar.

Os alunos participantes foram recebidos pelo vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e como recompensa pela dedicação à iniciativa e como já vem sendo habitual, todos os voluntários tiveram direito a uma entrada para a edição do Festival Bons Sons deste ano. Estiveram também presentes representantes das entidades associadas e em todas as intervenções não faltaram elogios e agradecimentos aos jovens guias pelo trabalho desenvolvido em prol da cidade e dos visitantes.

Os jovens voluntários receberam bilhetes para o festiva Bons Sons. Foto: CMT

Este ano foram também contempladas com bilhetes para o Bons Sons duas alunas do Instituto Politécnico de Tomar, alunas essas que foram as criadoras do logótipo vencedor para a comemoração dos 40 anos da instituição.

Turismo Cultural em Férias levou jovens voluntários a serem os guias da cidade de Tomar. Foto: CMT

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.