Mesmo sem querer, Élia Lopes deu nas vistas e a repórter aproximou-se. Não era para menos. Era a única mulher a participar na V Concentração de Tratores e Mostra Agrícola e Industrial – que decorreu em paralelo com a VI Mostra Gastronómica do Grão de Bico – por algumas aldeias da freguesia de Paialvo, Tomar, no domingo, 24 de junho. Esta foi também uma oportunidade para que se realizasse mais uma bênção aos tratores agrícolas e aos agricultores, numa aldeia onde são raros os acidentes.

Foi à chegada à sede do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Peralva”, entidade organizadora deste evento pelo quinto ano consecutivo, que fomos satisfazer a nossa curiosidade enquanto Élia descia do tractor. “Aprendi com o meu pai e marido. Para quem já sabe conduzir um carro, também sabe conduzir um trator”, explicou, acrescentando que participou por ser um momento de convívio, num encontro diferente.

“Se as mulheres querem igualdade, devem mostrar que conseguem fazer tudo como os homens”, disse à nossa reportagem. Por norma, não conduz o trator mas faz questão de participar sempre nesta atividade.

Padre benzeu os veículos que são utilizados na agricultura, à chegada do desfile Foto: mediotejo.net

A V Concentração de Tratores percorreu as ruas da freguesia de Paialvo com paragens para comer o farnel no místico lugar dos Santos Mártires (Curvaceiras), sendo este mais do que um momento de confraternização uma vez que também se pretendeu alertar os participantes para os perigos no manuseamento destas máquinas e para a necessidade do recurso a práticas responsáveis e de atenção permanentes.

Nuno Fonseca, da organização, contou que este evento já vai sendo uma tradição, sendo que participaram este ano cerca de 20 tratores – alguns foram para casa uma vez que se registaram avarias – de várias marcas e tipologias, sendo que um dos momentos mais esperados foi a bênção dos tratores pelo prior, para que o ano agrícola corra bem e sem acidentes. A fé, a par das muitas ações de sensibilização junto dos agricultores, ajudam a este objetivo.

Cerca de 20 tratores andaram em desfile pelas ruas das aldeias de Paialvo Foto: mediotejo.net

Paralelamente, junto à sede do rancho da Peralva, realizou-se a Mostra Agrícola e Industrial, com exposições e Mostra de Artesanato e a Mostra Gastronómica do Grão de Bico, que passou de novembro para junho. A iniciativa surge da vontade de incentivar o consumo daquela  leguminosa típica da região e cultivada desde sempre nos solos calcários desta zona do Ribatejo, e contou com mais  de 20 pratos diferentes confecionados por restaurantes tomarenses e cozinheiras amigas do grupo,  tendo como base o grão de bico.

Elsa Ribeiro Gonçalves

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.