Santa Cita constrói Aldeia Natal e revive tradições em comunidade. A Aldeia Natal tem entradas gratuitas e está aberta entre 16 e 18 de dezembro. Foto: Luís Ribeiro

Para cumprir o Natal com tradição, as gentes de Santa Cita (Tomar) vestiram a aldeia a rigor e até dia 23 de dezembro a localidade está transformada numa verdadeira Aldeia Natal. Com entradas gratuitas, esta iniciativa conta com um programa solidário com iniciativas culturais mas também desportivas, muito assente na recuperação dos valores e tradições dos antepassados que se quer voltar a viver em comunidade. O evento conta com Mónica Sintra, Toy e Serafim enquanto cabeças de cartaz. Santa Cita abre as portas à magia do Natal, de forma gratuita, e abraça todos quantos queiram visitar este espaço que nasce das mãos e vontade locais. De registar a forte aderência dos moradores que decidiram enfeitar as entradas das suas habitações com luzes e adereços alusivos à quadra.

Segundo a organização, esta iniciativa surge a partir de “um sonho de um pequeno grupo fez eco em toda a comunidade e, com apoio institucional e do tecido empresarial local” ganhou forma. O objetivo é “criar um evento alicerçado nos valores herdados dos natais dos nossos avós e na tradição da aldeia”, que é de cariz solidário mas também inclusivo e inspirado no passado histórico e crenças religiosas que remontam ao século I.

O evento conta com uma mascote oficial, a amigável ursa polar de nome UR’ CITA, que recebe os visitantes. Entre as várias secções da Aldeia Natal está a Casa do Pai Natal e os seus duendes, a casa dos doces, onde se poderá experimentar a arte da doçaria, e ainda o marco do correio para serem coladas as cartas dos mais novos.

Aldeia Natal em Santa Cita, Tomar. Foto: Luís Ribeiro

As atrações para a pequenada são diversas e para todos os gostos, e ali poderão encontrar um carrossel, insufláveis, slide e parede de escalada, malabaristas ou mesmo espetáculos de magia ao vivo que prometem arrancar muitos sorrisos e gargalhadas.

Aldeia de Santa Cita revive tradições com grandiosa aldeia de Natal. Foto: Luís Ribeiro

A igreja de Santa Cita está aberta e iluminada no decorrer do evento permitindo a devoção dos fiéis, enquanto que o pátio da antiga Escola Primária acolhe a encenação de um presépio vivo. Já no interior do edifício, poderá apreciar-se uma exposição de presépios feitos por alunos das escolas do concelho de Tomar e por colecionadores da comunidade.

Não poderia faltar o Mercado de Natal para compor a dinâmica e contribuir para economia local, onde se cruzam tradições, aromas e sabores e a beleza ímpar do artesanato local.

E como sem música não há festa, promete-se banda sonora à altura para esta Aldeia Natal, que abrange todos os gostos, contando com registos muito ecléticos, desde a ópera a grupos corais, à música ligeira com tributo a Michael Bublé ou a música popular portuguesa com Toy e Mónica Sintra.

Para acrescentar uma pitada de felicidade, haverá lugar para o humor com muitas e engraçadas histórias contadas por Serafim. Para segurança de todos, e porque ainda vivemos numa pandemia, só é possível assistir aos espetáculos do principal – o Palco Rudolph – em lugares sentados e após apresentação de certificado digital por todos os maiores de 12 anos.

E aliando o desporto ao convívio, saúde e solidariedade, haverá caminhada e passeio BTT solidários, bem como a passagem do tradicional Passeio de Pais Natal em Bicicleta, que virá da aldeia vizinha, Linhaceira.

Muitos outros momentos compõem esta Aldeia onde acontece o Natal, que quer agregar e incluir todas as pessoas, caso do fogo de artifício, o madeiro que arderá na fogueira para aquecer o ambiente e as filhós e café típicas desta época darão outro sabor.

A Aldeia Natal tem entradas gratuitas e a mascote UR’CITA aguarda ansiosamente para abraçar a todos, dizendo bem alto “sejam bem-vindos a Santa Cita!”.

Horários de funcionamento da Aldeia Natal: sábado e domingo, dias 18 e 19 de dezembro, entre as 14:00 e as 23:00. Na terça e quarta-feira, dias 21 e 22, entre as 17:00 e as 22:00, e no dia 23, quinta-feira, funciona entre as 15:00 e as 24:00. 

Consulte o programa completo:

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *