O girar da roda, originalmente construída em 1906, permitia o fornecimento de água aos moinhos, lagares e o cultivo das margens do rio Nabão. Foto: CM Tomar

A icónica Roda do Mouchão, situada no Jardim do Mouchão, em Tomar, vai ser retirada para uma intervenção profunda. A informação foi dada pelo vereador da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, durante a reunião que decorreu na manhã de segunda-feira, 6 de março.

Durante a sua intervenção na sessão, Hugo Cristóvão explicou que, aquele que é “um dos nossos elementos icónicos da cidade e do concelho” vai ser retirado ainda esta semana para uma “intervenção profunda como há muitos anos já não tem”.

O girar da roda, originalmente construída em 1906, permitia o fornecimento de água aos moinhos, lagares e o cultivo das margens do rio Nabão, no concelho tomarense. Feita de madeira de carvalho, oliveira e nogueira, tem-se mantido em permanente contacto com a água e sujeita a vários fatores climatéricos, pelo que a manutenção feita não tem sido suficiente, explicou Hugo Cristóvão.

YouTube video
Intervenção de Hugo Cristóvão sobre a retirada da Roda do Mouchão, a partir de 01:02:39

“Ela [a intervenção] estava planeada para que não ocorresse durante o que chamamos ‘os dias de Tomar’, nomeadamente o dia da cidade e queremos o mais possível que ela esteja terminada”, afirmou. Tudo aponta para que a roda esteja de volta ao Jardim do Mouchão a tempo da primeira saída das coroas dos tabuleiros, no Domingo de Páscoa.

“Esperamos que não haja nenhum contratempo. Ela vai ser retirada quinta ou sexta-feira e vai estar em ‘quase reconstrução’ nos nossos estaleiros municipais. Será colocada, o mais possível, a tempo do Domingo de Pascoa”, concluiu o vereador da autarquia tomarense.

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. Não era mais fácil substituirem-na por outra? Assim aquela permanecia até a outra estar pronta e os turistas podiam continuar a tirar fotos com ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *