Foto: DR

O Dia Nacional do Folclore Português é assinalado este domingo, dia 27, com a recriação de uma romaria de 1900. Os romeiros saem de diversas ruas da cidade às 09h45 rumo à Praça da República e assistem à missa na Igreja de São João Baptista, pelas 11h00. O comer do farnel está marcado para as 12h30, seguindo-se a procissão, às 14h00, e a bênção das fogaças, que são leiloadas a partir das 15h00.

À mesma hora e no mesmo local, começam os jogos tradicionais, atuações de tocadores de instrumentos tradicionais, cantadores ao desafio e um “bailarico”. A iniciativa é organizada pelo município e o Conselho Técnico da Federação do Folclore Português da Região do Alto Ribatejo.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.