Tomar viu aprovado um financiamento de 286 mil euros para o projeto municipal da criação de uma creche para 74 crianças no espaço e edifício do Jardim de Infância Raul Lopes, que também se pretende reabilitar e que será conjugado com a resposta de jardim de infância atualmente existente. O valor total da empreitada representa um investimento de mais de um milhão de euros.
“A empreitada, com um valor global de 1.019 558,28 €, representa um projeto que visa contribuir para a coesão territorial e social, numa ação direta de apoio social às famílias, dando resposta à grave carência existente nesta área em Tomar”, refere a autarquia, em comunicado.
Foi também aprovado o financiamento para os projetos do CIRE e do CAST, para a criação e ampliação da resposta de creche nestas duas entidades.
Em relação aos programas de gratuitidade das creches, estes projetos vão permitir aumentar o apoio às famílias, “para que estas possam beneficiar de melhor qualidade de vida e de uma melhor conciliação entre o trabalho e a vida familiar, otimizando a equidade, ao mesmo tempo que se apoiam as crianças com recursos educativos que contribuam para o seu desenvolvimento integral”, adianta mesma nota.
Por outro lado, esta a apostar-se na melhoria da coesão social e do desenvolvimento económico do concelho, sendo este mais um contributo para atrair jovens famílias a residir no concelho e para aumentar a natalidade, rejuvenescendo a população tomarense.

A sessão, decorreu em Fátima, e foi presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, tendo sido celebrados novos contratos para a criação de mais 899 lugares em creche nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Entroncamento, Golegã, Ourém, Salvaterra de Magos, Sardoal, Tomar e Torres Novas, todos no distrito de Santarém.
A criação destes novos lugares na área da infância resulta da aprovação de 17 candidaturas, apresentadas pelo setor social e/ou municípios do distrito de Santarém, no âmbito do Programa de Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais do PRR, e representa um investimento total superior a 9 milhões e 400 mil euros, dos quais mais de 3 milhões de euros são investimento público.
“O investimento nas creches e na gratuitidade é o investimento mais transformador, mas também com mais retorno que podemos ter. Sentimos orgulho coletivo por construirmos em conjunto esta capacidade de resposta para as crianças terem a mesma igualdade de oportunidades”, afirmou Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, durante a cerimónia.
No encontro foram ainda celebrados contratos para mais 8337 lugares na resposta social creche, que resultaram de 153 candidaturas para a construção de novos equipamentos, mas também para a reconversão de instalações de respostas de pré-escolar inativas. Os números do investimento total são na ordem dos 72 milhões de euros, dos quais 25 milhões são investimento público.