O Dia Nacional do Bombeiro Profissional celebra-se este ano na Várzea Grande, em Tomar. A cerimónia vai decorrer na segunda-feira, 11 de setembro, às 16h00, e vai ser presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, contando ainda com a presença da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar (em representação do ministro da Administração Interna), o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, General Duarte da Costa, e representantes de várias entidades e autarquias, bem como comandantes de diversas Corporações.
Esta celebração foi instituída pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) “para honrar o empenho, a resiliência e a prontidão de todos os profissionais que dedicam a sua vida a proteger pessoas, bens e animais”. Cerca de 300 bombeiros de várias corporações, de norte a sul do país, vão juntar-se em formatura para prestar homenagem aos bombeiros falecidos em serviço.
A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, será distinguida com o Colar de Mérito, a mais alta condecoração desta Associação, “em reconhecimento pela valorização dos Bombeiros e Proteção Civil e pelo seu empenho na segurança dos munícipes de Tomar”, informa a ANBP em comunicado enviado à nossa redação.
Celebrado pela primeira vez em 2008, em Setúbal, o Dia Nacional do Bombeiro Profissional é assinalado a 11 de setembro evocando o dia dos ataques terroristas às Torres Gémeas de Nova Iorque, em 2001, quando cerca de 500 bombeiros morreram nas operações de socorro.