Tomar quer criar centro interpretativo dedicado à história militar do concelho. Foto: Exército

A Câmara de Tomar aprovou, por unanimidade, um protocolo com o Exército Português e o Instituto Politécnico de Tomar para criação de um centro interpretativo dedicado à presença militar no concelho. O projeto poderá candidatar-se a financiamento até 400 mil euros.

Durante a apresentação do ponto, o presidente da autarquia, Tiago Carrão (AD – Coligação PSD/CDS-PP), explicou que o projeto nasce de uma estratégia ligada ao turismo militar, área que o município considera relevante desenvolver.

Segundo o autarca, o futuro centro interpretativo pretende valorizar não apenas a história do Regimento de Infantaria n.º 15, mas toda a ligação histórica de Tomar à componente militar ao longo dos séculos.

“Todo o percurso histórico de Tomar tem várias componentes associadas à história militar”, afirmou Tiago Carrão, defendendo que faz sentido criar um espaço dedicado à preservação, estudo e divulgação desse património.

Tomar quer criar centro interpretativo dedicado à história militar do concelho. Foto: Exército
ÁUDIO | Tiago Carrão, presidente da CMT

O presidente da câmara explicou que uma das responsabilidades assumidas pelo município passa agora por encontrar um espaço adequado para instalar o futuro centro interpretativo.

Além disso, o município pretende avançar com uma candidatura ao programa “Crescer com o Turismo”, linha de financiamento que poderá apoiar este tipo de projetos estruturantes ligados à cultura e ao turismo.

Segundo Tiago Carrão, este programa permite financiamentos até 400 mil euros, valor que considera “muito interessante” para apoiar a implementação do projeto. O autarca revelou ainda que o município poderá apresentar uma segunda candidatura ao mesmo programa, relacionada com a Rota dos Templários.

Foto: Exército Português

De acordo com o presidente da câmara, o crescimento da rota templária obriga agora a uma reestruturação do projeto, reforçando a necessidade de investimento e valorização daquele produto turístico.

Durante a discussão do protocolo, a vereadora socialista Filipa Fernandes saudou a celebração da parceria, considerando que o trabalho em rede entre instituições representa uma mais-valia para o território.

A eleita do PS destacou a ligação histórica do Exército a Tomar e a importância do Regimento de Infantaria n.º 15 para a identidade local. Filipa Fernandes valorizou ainda a referência, no protocolo, ao aproveitamento do Centro de Estudos em Fotografia existente em Tomar, defendendo que esse recurso deve ser integrado no desenvolvimento do projeto.

Tomar quer criar centro interpretativo dedicado à história militar do concelho. Foto: Exército

A vereadora socialista aproveitou também a discussão para questionar o executivo sobre a utilização das candidaturas ao programa “Crescer com o Turismo”, defendendo que a requalificação da antiga escola da Charneca da Peralva para instalação de um espaço dedicado à olaria tradicional de Tomar deveria igualmente ser considerada prioritária.

ÁUDIO | Filipa Fernandes, vereadora eleita pelo PS

Segundo Filipa Fernandes, o objetivo passa por criar um espaço de salvaguarda e valorização da tradição oleira do concelho, aproveitando a existência de artesãos que ainda mantêm viva essa prática.

Foto: Exército Português

Na resposta, Tiago Carrão afirmou que o projeto ligado à presença militar em Tomar constitui já um compromisso assumido no âmbito do protocolo agora aprovado, enquanto a eventual candidatura relacionada com a Rota dos Templários continua ainda em fase de avaliação.

O presidente da câmara explicou que o município está atualmente a ponderar qual o projeto mais adequado para avançar no âmbito do programa de financiamento, sublinhando, contudo, que qualquer das opções não inviabiliza os restantes investimentos.

Segundo o autarca, tanto a valorização da herança templária como os projetos ligados à cultura tradicional e ao turismo representam investimentos estruturantes para o concelho.

Entrada do RI15, em Tomar. Foto arquivo: mediotejo.net

Na reta final da discussão, Filipa Fernandes sugeriu que a eventual candidatura ligada à Rota dos Templários pudesse ser liderada pela Comunidade Intermunicipal, permitindo assim que o município de Tomar pudesse concentrar os seus esforços na candidatura relacionada com a recuperação da escola da Charneca da Peralva e com a valorização da olaria tradicional do concelho.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

Leave a Reply