O vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal de Tomar, José Delgado, alertou na última reunião do executivo municipal, realizada na segunda-feira, para o risco iminente de colapso do Aqueduto dos Pegões, considerando a situação “alarmante” e “muito grave”.
Durante a sua intervenção, o vereador afirmou que a estrutura apresenta instabilidade significativa em várias zonas, sobretudo nos pegões mais altos, referindo que existem arbustos e árvores com cerca de 10 centímetros de diâmetro incorporados no coroamento e nas laterais do aqueduto. Segundo Delgado, esta vegetação permite a infiltração de água, que “lava as argamassas e os fundos”, debilitando toda a estrutura.
O vereador recordou que, há alguns anos, foi realizada uma intervenção de cerca de 500 mil euros para reforço de alguns pilares, mas sublinhou que essa obra não abrangeu grande parte do aqueduto.
“Qualquer pessoa, mesmo sem formação técnica, chega lá e fica alarmada”, afirmou, acrescentando que existem vias por baixo da estrutura e circulação frequente de pessoas no coroamento e sobre os arcos, o que agrava o risco para a segurança pública.
José Delgado frisou que o aqueduto, concluído em 1614, com cerca de seis quilómetros de extensão e 180 arcos, é um dos principais símbolos patrimoniais do concelho, mas alertou que “o colapso pode ser instantâneo e sem aviso”.
Nesse sentido, defendeu a necessidade urgente de uma avaliação técnica especializada e de um plano de reabilitação preventiva, sublinhando que a tutela do monumento é do Governo e não do município.

O vereador sugeriu ainda medidas imediatas de prevenção, nomeadamente a proibição da passagem de pessoas no coroamento do aqueduto, alertando para a existência de zonas sem muretes ou guardas de proteção, a cerca de 30 metros de altura, bem como a colocação de sinalização de risco, envolvendo a Proteção Civil.
Em resposta, o presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão (PSD), afirmou que o executivo partilha da preocupação manifestada e revelou que já transmitiu o alerta à Ministra da Cultura.
O autarca adiantou que o município pretende solicitar, em janeiro, reuniões com vários ministérios e secretarias de Estado, incluindo a da Cultura, para abordar a atual situação do Aqueduto dos Pegões.
Tiago Carrão destacou ainda que o deputado da Assembleia da República Ricardo Carlos, já levou a preocupação ao Parlamento, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2026.
“A salvaguarda é a prioridade absoluta”, afirmou o presidente da autarquia, sublinhando a necessidade de passar “da preocupação à ação” para garantir a segurança das pessoas e a preservação do património.
