Tomar prevê receber mais de 10 mil jovens para as Jornadas Mundiais da Juventude. Foto: DR

Filipa Fernandes (PS), vereadora da Câmara Municipal, explicou que têm existido reuniões periódicas com a organização, e que já foi feito o levantamento de todos os edifício municipais que podem acolher os jovens, tanto para o caso de estadia, para ficarem a pernoitar, como de espaços onde possam ser feitas atividades para os mesmos.

“Estamos a preparar todo o processo para que possamos albergar esses jovens com as melhores condições e melhor segurança possível”, afirmou, acrescentando que brevemente “vão ser realizadas reuniões com a proteção civil, em relação à área da segurança”.

ÁUDIO | Filipa Fernandes, vereadora da Câmara Municipal de Tomar

A socialista Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, afirmou, por sua vez, que a maior preocupação é a questão do alojamento.

“Já foi feito o levantamento de todos os edifício possíveis de alojar os jovens, tanto públicos, como particulares. Vamos ter de reforçar em alguns edifícios casas de banho, com duche, também já teríamos de o vamos fazer para a festa dos Tabuleiros, mas o preço das casas de banho disparou brutalmente”, explicou.

“Vamos ter de ver também aqui outro aspeto, porque alguns edifícios não são na cidade e, portanto temos que arranjar um plano interno de transportes. Imaginem que há jovens que fiquem no pavilhão da Linhaceira… têm de ter transporte daí para o comboio, e isso é algo que tem de ser articulado. Aqui vamos pedir também a colaboração dos presidentes das juntas de freguesia, quando validarmos os locais”.

Apesar de ainda não ter sido solicitado pela organização, Anabela Freitas comentou que provavelmente vai ser necessário criar um plano de transportes para Fátima, visto que se prevê que o Papa venha ao Santuário nessa semana. Mas, por agora, a preocupação urgente é os locais de acolhimento e as deslocações internas.

ÁUDIO | Anabela Freitas, Presidente da Câmara Municipal de Tomar

A autarca tomarense disse ainda que vão ser realizadas visitas aos locais privados, pela proteção civil, porque estes tem de ter medidas de auto proteção em vigor ou aprovadas, para garantir toda a segurança aos jovens que ali fiquem.

Prevê-se que a cidade de Tomar acolha mais de 10 mil jovens, “o maior evento que o nosso país teve o privilégio de receber, mas em Tomar, em particular que quase duplica a população habitual da cidade”, notou Tiago Carrão.

Mais de 600 mil jovens inscritos para as Jornadas Mundiais da Juventude

Mais de 600.000 peregrinos inscreveram-se até ao dia 13 de maio na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza entre 01 e 06 de agosto em Lisboa, revelou o presidente da Fundação JMJ.  A 80 dias do início do encontro mundial, que vai contar com a presença do Papa Francisco, Américo Aguiar pediu confiança na organização e assegurou que tudo está a ser feito “dentro dos calendários”.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJLisboa2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus. Este gesto marcou a abertura mundial das inscrições para o encontro mundial de jovens com o Papa.

Diana Serra Garcia

Natural de Vila Nova da Barquinha, tem 25 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *