O presidente da mesa da assembleia municipal de Tomar, José Pereira, assumiu a responsabilidade e aceitou a substituição de um eleito da bancada do PSD, após se ter verificado um impasse nesta decisão. A situação, insólita, aconteceu na reunião da passada sexta-feira, 17 de novembro, na sequência do pedido de substituição da eleita Isabel Boavida da bancada do PSD, sendo que os dois nomes seguintes desta lista também não puderam comparecer. Seguindo a ordem da lista que foi a sufrágio nas últimas eleições, seria Hélder Marques que não tinha tomado posse, o que motivou uma intervenção do líder de bancada do PS, Hugo Costa.
Face a esta exposição, o presidente da mesa pediu a opinião de dois eleitos com formação jurídica, João Tenreiro (PSD) e João Simões (PS), sendo que o primeiro acabou por sugerir que se fizesse um intervalo para se discutir a questão. Uma vez que os mesmos não chegaram a um consenso, acabou por ser o presidente da mesa a decidir que, mesmo sem ter tomado posse, Hélder Marques iria mesmo integrar a bancada do PSD.
Outro registo insólito passou pela intervenção de um elemento do público que interrompeu a assembleia para questionar se o público não tinha o direito de intervir. José Pereira argumentou que o carácter desta reunião era extraordinário e, por este modo, não prever intervenção do público.