A poluição no rio Nabão foi um dos assuntos que esteve em cima da mesa na última reunião de câmara, a 22 de maio, com a presidente da autarquia, Anabela Freitas a dar conta que o Ministro do Ambiente vai deslocar-se ao concelho a 8 de junho, acrescentando que “as entidades responsáveis já identificaram um conjunto de prevaricadores em relação à poluição no rio”.
O assunto começou por ser abordado pelo vereador dos Independentes por Tomar, Pedro Marques, a propósito dos maus cheiros provenientes da ETAR de Seiça considerando o mesmo que deveriam ser recolhidas amostras nessa unidade. Após esta intervenção, a presidente da câmara referiu que, há cerca de 15 dias, quando foi detetado um foco de poluição na água, a saída da ETAR estava “completamente limpa”, sendo que as entidades responsáveis já conseguiram identificar um conjunto de prevaricadores. A autarca acrescentou ainda que vai ser mantido o reforço da monotorização.
O vereador Bruno Graça (CDU) interveio também afirmando que tem muitas dúvidas em relação à ETAR e que muitos aspetos deveriam ser tornados públicos, tal como apurar a quantidade de lamas que a mesma produz e onde são colocadas.
Em relação à identificação dos prevaricadores, o vereador Pedro Marques referiu que a mesma não é novidade, alertando para os veículos que estão autorizados a despejar fossas. Considera o vereador independente que se deviam tomar medidas para resolver estas situações. Já o vereador João Tenreiro, do PSD, reiterou que era importante uma maior monotorização do rio Nabão, para se poder controlar os focos de poluição.