O Instituto Politécnico de Tomar é das poucas instituições de ensino superior do interior do país que conseguiu aumentar o número de alunos colocados no final das três fases do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
A contrariar a diminuição de alunos a nível nacional surgem apenas 10 instituições de ensino superior, que registaram um aumento de estudantes, em comparação com o ano passado: seis universidades, três institutos politécnicos e uma escola superior, a maior parte localizados no litoral.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior explica que este é o resultado das medidas de afetação de vagas determinadas este ano, que cortou cerca de 1.100 vagas nas instituições de Lisboa e do Porto.
Não sendo significativo o aumento do número de alunos no IPT, apenas quatro, é de registar o facto de a instituição sediada em Tomar estar no lote das 10 instituições que viram aumentar o número de alunos: Universidade do Minho (mais 92 alunos); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (mais 67); U. da Madeira (mais 45); U. do Algarve (38); Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (34); Universidade de Évora (28), U. Coimbra (17), Instituto Politécnico de Coimbra (12); Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (9) e Instituto Politécnico de Tomar (4).
Politécnicos como de Lisboa, Porto e Guarda registaram uma redução superior a 100 estudantes. No caso do IP Santarém a quebra foi de 8,4% (menos 58 alunos, tendo entrado 632 nas três fases).
Das 500 vagas iniciais no IPT, com as suas três escolas superiores (Gestão e Tecnologia em Tomar e Tecnologia em Abrantes), foram preenchidas 265, que corresponde a uma percentagem a rondar os 53 por cento.
Na Escola Superior de Tecnologia de Tomar, dois cursos não registaram qualquer candidato nas três fases: Tecnologia Química e Construção e Reabilitação. Com apenas um colocado está o curso de Engenharia Mecânica na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. O curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores registou apenas dois colocados, havendo no total 40 vagas para preencher.
Em contrapartida, há cursos que conseguiram preencher a totalidade das vagas: Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Engenharia Informática, Fotografia (em Tomar) e Comunicação Social (em Abrantes).
Estudantes admitidos e ocupação por instituição de ensino superior após a colocação na 3.ª fase
| Instituição de ensino superior | Vagas iniciais | Matriculados após a 2.ª fase | Novos colocados na 3.ª fase | Total de estudantes | Ocupação de vagas |
| Instituto Politécnico de Tomar | 500 | 258 | 7 | 265 | 53,0% |
| Instituto Politécnico de Santarém | 944 | 614 | 18 | 632 | 66,9%
|
Fonte: www.dges.gov.pt
Número de estudantes colocados após a 3.ªfase do concurso nacional de acesso
| Instituição |
Colocados |
Variação | |
| 2017/2018 | 2018/2019 | ||
| Instituto Politécnico de Tomar | 261 | 265 | +4 |
| Instituto Politécnico de Santarém | 690 | 632 | -58 |
Fonte: www.dges.gov.pt
Discover more from Médio Tejo
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
