Os trabalhos de pintura de João L. Costa Rosa podem ser visitados na Casa Vieira Guimarães a partir deste sábado, dia 7, na exposição “À noite todos os gatos são pardos”. A mostra que, segundo o artista, sublinha a importância de manter viva a memória que a sociedade tornou “descartável” fica patente até 20 de maio e pode ser visitada entre as 14h00 e as 18h00, de quarta-feira a domingo.
O artista é natural de Tomar e fez a sua formação em desporto, mas o gosto pelo desenho marcou o seu percurso de vida, levando-o à pintura. As suas obras passaram em nome individual pela Casa Vieira Guimarães, Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Galeria Arte Graça, a Casa do Concelho de Thomar e a Galeria Riscos. Até à data, integraram, igualmente, exposições coletivas no Festival “Por estas Bandas”, em Cem Soldos, e “Liceu com Arte” na Escola de Santa Maria do Olival, em Tomar.
Para João L. Costa Rosa: “Vivemos numa sociedade onde a toda a hora se questionam verdades, situações ou pessoas passadas. A Memória descartável… a memória coletiva dos seres bípedes, de polegar opositor e encéfalo altamente desenvolvido está a ser dilacerada. Pergunte-se pelo que já foi, sim, mas não o apaguem. Caso contrário, estamos condenados à noite e a gatos da mesma cor”.