O Partido Trabalhista Português (PTP) entregou na tarde desta quarta-feira, 19 de julho, no Tribunal Judicial de Tomar as listas da candidatura às autárquicas de 1 de outubro, encabeçada pelo empresário Américo Costa. Foi a primeira força política a formalizar a sua candidatura às autárquicas, sendo que é a primeira vez que este partido concorre a um ato eleitoral em Tomar. O momento formal contou com a presença de Amândio Madaleno, presidente da Comissão Política Nacional do Partido Trabalhista Português desde que o partido foi constituído a 1 de julho de 2009, entre outros apoiantes de Américo Costa.

Na ocasião foi revelado pelo candidato à Câmara de Tomar que a candidata à Junta Urbana de Tomar (São João Baptista e Santa Maria dos Olivais) é Liliana Oliveira.

Américo Costa formalizou na tarde desta quarta-feira a sua candidatura à presidência da Câmara de Tomar Foto: mediotejo.net

Américo Costa explica que o que o motivou a avançar com a sua candidatura à Câmara foi a história de vida do seu pai, José Costa, recordando que o mesmo conseguiu ultrapassar momentos difíceis e muitos obstáculos para conseguir singrar na sua vida. “Tenciono acabar com as burocracias e meter as pessoas a trabalhar para aquilo que são pagas. O mínimo que espero é ser eleito vereador da Câmara de Tomar e estando lá dentro poderei ajudar muitas pessoas”, refere.

Américo Costa referiu ao mediotejo.net que foi fácil constituir a sua lista, reunindo cerca de 180 nomes que teve dificuldade em selecionar. “Sou a primeira pedra basilar de uma possível transformação desta cidade. Serei um caçador de burocratas”, promete o candidato.

Amândio Madaleno, fundador do PTP, Liliana Oliveira, candidata à Junta Urbana, Américo Costa, candidato à Câmara e o seu pai Foto: mediotejo.net

Amândio Madaleno recorda que o Partido Trabalhista Português surgiu para “mexer no sistema”, tendo vindo a ganhar alguma expressão, tendo conseguindo ser eleita como quarta força política na Madeira. No continente, para as autárquicas de 2017, estão a apostar nos distritos de Lisboa e Setúbal com candidatos a todas as câmaras e todas as juntas de freguesias.

Amândio Madaleno, Presidente da Comissão Política Nacional e fundador do Partido Trabalhista Português marcou presença neste momento Foto: mediotejo.net

Na região centro, Tomar é o único concelho que vai ter uma candidatura do PTP a sufrágio embora em Santarém também avance. “O Sr. Américo tem tido a coragem de fazer algumas incursões contra o sistema e tem

reivindicado louros no que tem a ver com a questão da defesa do ambiente. Penso que o contributo dele será muito importante”, considera.

“Percebi logo que era uma pessoa trabalhadora, com alguns ideais, que será bom para todos os habitantes de Tomar. O nosso partido é mercado por rebeldes, como o José Coelho na Madeira”, atesta Amândio Madaleno que deverá ser o cabeça de lista pelo PTP à Câmara de Lisboa. As eleições autárquicas estão marcadas para domingo, 1 de outubro. Todos os partidos devem formalizar a entrega das listas no Tribunal da sua comarca até 7 de agosto.

 

O PTP apresenta candidatos à Câmara, à Assembleia Municipal e à União de Freguesias da cidade, segundo Américo Costa.

Em 2013, o PS conquistou 27,55% dos votos (três mandatos), o PSD 26,14% (dois), os Independentes por Tomar 15,56% (um) e a CDU 9,19% (um), num concelho que tinha 37.310 eleitores inscritos.

Este resultado levou a socialista Anabela Freitas a celebrar um acordo com a CDU, atribuindo pelouros ao vereador Bruno Graça, que se recandidata novamente

Elsa Ribeiro Gonçalves

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.