O Complexo Cultural da Levada, em Tomar, acolhe até dia 11 de outubro a exposição de pintura “Para além da carne”, da autoria de Sílvia Marieta. Com um percurso e processo artístico caracterizado pelo realismo figurativo com elementos de abstraccionismo, a obra de Sílvia Marieta pode ser visitada de quarta a domingo, das 14h00 às 18h00.
“Para além deste corpo, o que somos?” é o mote da artista para a obra patente no Complexo Cultura da Levada. “Através da representação realista da figura humana, e experiências pessoais da própria pintora como principal fonte de inspiração, surge este conjunto de pinturas a óleo com vários seres humanos isolados, em diferentes estádios da vida, com maior enfoque para a juventude/vida adulta”, pode ler-se na informação sobre a exposição.

Por outro lado, “na representação do corpo, da carne há uma tentativa de desconstruir e tentar classificar o que nos torna humanos afinal. O corpo surge como um veículo para uma série de experiências sendo comparado a um invólucro. A tentativa aqui é a de cristalizar através de imagens, experiências humanas de forte carga emocional”.
A fruição da obra agora exposta em Tomar assenta na “série de experiências” colecionadas ao longo da vida, que “vão além dos 5 sentidos”, entre as quais emoções fortes como a paixão e a dor.