A Thomar Sellium – Associação de Desporto e Dança de Tomar, com os apoios do município e da junta de freguesia urbana, organiza a sua primeira ‘Descida de Jangadas Improvisadas no Nabão’ no domingo, dia 25 junho, com partida às 8h30. O percurso será desde a praia fluvial da Fonte do Caldeirão, na Pedreira, até ao Açude Real, em Tomar, seguido de um almoço convívio. As inscrições ainda estão abertas.
Segundo Francisco Simões, um dos responsáveis pela organização, deverão participar cerca de 20 jangadas e “só excecionalmente esse número será ultrapassado”, embora estejam preparados para essa eventualidade.
Francisco Simões adiantou ainda que “vão disponibilizar uma jangada pertença da Associação onde irão alguns elementos da Thomar Sellium e os vereadores do município Hugo Cristóvão e Filipa Fernandes, devido à forma como apoiaram este evento.”
Membros da Associação irão estar distribuídos por quatro pontos: na partida, a rececionar os participantes e a colocar as jangadas na água, no açude do Prado, a ajudar a transpor o mesmo, no açude de Pedra, também para ajudar à transposição do mesmo, e no açude Real, a retirar as jangadas e a preparar a logística do almoço convívio.
Para além do convívio, da boa disposição e da criatividade na montagem das jangadas, os organizadores pretendem recolher o lixo encontrado durante a descida do rio.
No final, todos os inscritos terão um almoço-convívio que será entre a Piscina Municipal e o Estádio, sendo delimitada pela Junta uma zona para esse efeito.
