Convento de Cristo, em Tomar. Foto: mediotejo.net

O Convento de Cristo recebe o espetáculo “Ópera para Todos” na tarde deste sábado, dia 19, promovido pela Fundação INATEL. A apresentação encenada por Miguel Galhofo tem início às 16h00 e conta com a participação do Coro Polifónico da Golegã, dirigido pelo Maestro José Dias, de solistas formados pela Escola Superior de Música de Lisboa e do pianista Francisco Sassetti.

A obra em destaque é o libreto de Nahum Tate, baseado no canto IV da “Eneida”, escrita por Virgílio entre 30 e 19 a.C. e na qual são descritas as origens e o crescimento do império romano. Os versos contam a história da paixão entre Dido, rainha de Cartago, e o herói troiano Eneias. Na versão musicada por Henry Purcell (1659-1695) o enredo sofreu algumas alterações, mas a essência da tragédia grega mantém-se.

A iniciativa é organizada em parceria com a Associação Cultural Cantar Nosso, a Câmara Municipal de Tomar e o Convento de Cristo no âmbito das ações de divulgação do trabalho desenvolvido pelo Centro Cultura e Desporto, associado da Fundação INATEL, e tem como objetivo promover o encontro entre o público em geral e o património cultural através da música.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Entre na conversa

3 Comentários

  1. Olá Sónia
    Obrigado pela noticia. Permita-me só uma correção: o nome do encenador é Miguel Galhofo
    Obrigado

    1. Boa tarde, agradecemos a informação e o artigo já foi atualizado. Cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.