Músico Nuno Ricky lança novo vídeo e prepara Tour 2023. Foto: NR

O músico e cantor Nuno Ricky, residente em Tomar, prepara o seu regresso à estrada com a Tour 2023 depois de dois anos de pandemia, tendo lançado este mês o single “Não brinques com o fogo baby”. Este novo single marca o seu 12º videoclipe, todos produzidos e realizados pelo próprio, desde o lançamento do seu primeiro álbum “C’est la vie”, em 2017. Pretexto para uma conversa com o músico que tem um estúdio próprio de produção e nos espetáculos ao vivo a sua grande paixão.

Nuno Ricky, cantor e músico independente, atua em Portugal desde 1999 e foi em 2017 que decidiu lançar o seu álbum de estreia “C’est la vie”. Desde então, os novos lançamentos tem sido constantes e o músico atualmente compõe e produz as suas próprias músicas em parceria com o produtor Ménito Ramos.

O músico e compositor luso descendente (nasceu na Suíça) também produz e realiza os seus próprios videoclipes através da sua produtora NR85 Studios, e lança as suas músicas através da sua própria editora digital. Atualmente trabalha também com vários artistas nacionais na composição, produção audio/visual e promoção. A música sempre foi a sua grande paixão e o seu projeto está em crescimento gradual sendo a sua audiência global cada vez maior, privilegiando os concertos ao vivo, em espetáculos de grande dinâmica e energia, como revelou ao mediotejo.net o músico e compositor.

Nuno Ricky com o produtor Ménito Ramos. Foto: NR

mediotejo.net – Este novo videoclip é referente ao teu primeiro álbum de originais? Pergunto se vais ‘vestindo’ as músicas com novos arranjos?

Nuno Ricky – Este videoclipe é referente ao final de 2022, peguei numa música do álbum de 2017, que ainda não tinha sida promovida e decidi gravar uma nova versão, adicionando guitarra e uma nova linha de voz. Quando decido lançar um videoclipe de uma música minha tenho que ter a certeza que está 100% do meu agrado, que não era o caso da primeira versão desta música, por isso, agora no final de 2022 estava numa fase musical muito diferente do que em 2017 e como iria lançar um videoclipe para este tema, decidi regravar a música com o som que tenho atualmente e com um toque mais pessoal.

Qual a importância dos videoclipes na promoção da tua carreira e na satisfação e realização pessoal, uma vez que são produzidos e realizados por ti?

Hoje, para além de música, o nosso público também valoriza os videoclipes e a qualidade deles. Sempre foi o meu objetivo pessoal lançar videoclipe em todas as músicas que gravo, isto porque ao meu ver, a música chegará sempre a mais gente. Quando temos oportunidade de promover uma das nossas músicas em televisão, os próprios produtores valorizam se tem videoclipe ou não para lhes dar garantias de uma música e um projeto consistente, e lançar novo videoclipe, para além de promover a minha música, também irá promover o meu trabalho enquanto produtor e realizador de vídeo, é um dois em um.

Tens estúdio próprio e é nele que trabalhas?

Sim, tenho estúdio próprio intitulado de NR85 Studios que vai desde a produção de vídeo, fotografia e musical em conjunto com o Ménito Ramos.

Produzes também trabalhos videográficos para outros artistas?

Sim, tenho imenso gosto em trabalhar com outros artistas defendendo o projeto deles como sendo o meu, isso acrescenta-se a nível pessoal, juntos evoluímos e vivemos experiências muito enriquecedoras para ambos. Tenho alguns trabalhos publicados na página da minha produtora.

Tens outro álbum em mente?

De momento irei lançar um single de cada vez e quando chegar a 10 temas novos, poderei vir a fazer novo álbum. Vamos ver.

Como fazes para difundir mediaticamente os teus trabalhos a nível regional, nacional e internacional?

Eu valorizo todos os meios de comunicação que nos possam ajudar na divulgação do nosso trabalho, desde o regional ao internacional, vocês são a nossa voz. Quando lanço um novo trabalho dedico sempre algum tempo em dar a conhecer a diferentes meios de comunicação e sinto-me imensamente agradecido a todos os que nos valorizam e nos ajudam.

Este videoclip serve também para promover a Tour 2023 de Nuno Ricky?

Este videoclipe é um simples lançamento mas que marca uma nova vertente musical minha, acrescentando guitarra, que é um novo instrumento que toco e neste videoclipe já quis mostrar um pouco da minha veia de compositor também pensando como guitarrista. Para promover a Tour 2023 já estou a planear um novo lançamento que chegará antes do verão.

Como te apresentas ao vivo, quem está contigo em palco?

Ao vivo eu apresento-me com três formatos diferentes, a solo, com bailarinos e com banda, depende do espaço, do público e do objetivo de quem me contrata.

O que destacas e como caracterizas os teus espetáculos ao vivo?

Os meus espetáculos ao vivo têm de ser dinâmicos e com energia, têm que ter muita interação com o público e tem que haver algo que possa surpreender o meu público.

A tour é só de âmbito nacional ou tens convites regulares para atuar no estrangeiro?

A Tour é sempre no âmbito nacional e internacional, sempre atuei muito em comunidades portuguesas fora de Portugal e quero, para além de apostar forte no mercado em Portugal, voltar a apostar também no mercado internacional.

Cantas só em português?

Não, no meu concerto ao vivo também canto algumas músicas em francês.

Preferes gravar em estúdio ou atuar ao vivo?

Adoro o estúdio e ter o privilégio de o partilhar com o meu produtor Ménito Ramos, dá-me muito prazer e é muito enriquecedor, mas sem dúvida que atuar ao vivo será sempre a minha paixão eterna.

Que leitura e expectativas tens para 2023, depois de dois anos de pandemia e muito difíceis para os profissionais da cultura, neste caso, da música?

Foram dois anos difíceis para os profissionais que vivem exclusivamente da cultura, como é o meu caso, mas nunca parei de produzir novos trabalhos, tanto para mim como para outros artistas, sempre tive o foco de tentar aguentar ao máximo e tive uma família por perto que sempre me apoiou. A nível dos espetáculos ao vivo as coisas não são ainda como eram antes da pandemia, acho que para mim e para todos em geral. Mas pessoalmente fez-me bem porque foi um timing excelente para poder pensar melhor nos caminhos que queria para o meu projeto e esta Tour 2023 é para mim um recomeço, um “Estou de volta”, com os pés bem assentes na terra e com muita mais certeza do que quero e das pessoas que quero ao meu lado para acompanhar o meu caminho.

Músico Nuno Ricky lança novo vídeo e prepara Tour 2023. Foto: NR

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *