No âmbito da área social, foi assinado um protocolo entre a autarquia nabantina e o CIRE. Foto: CM Tomar

Desde 1 de abril que o município de Tomar assumiu novas competências na área social, ao que se junta o protocolo assinado com o CIRE (Centro de Integração e Reabilitação de Tomar), relativo ao Rendimento Social de Inserção (RSI), sendo que esta instituição mantém o acompanhamento social, enquanto a autarquia será responsável por prestar apoio técnico e financeiro.

O CIRE, entidade que tem executado este acompanhamento por anterior protocolo com o Instituto de Segurança Social, continuará assim a realizar o acompanhamento no mesmo local e com a mesma equipa técnica, assegurando a efetiva participação dos beneficiários de RSI na planificação e concretização da inserção social, profissional e comunitária, bem como uma maior participação e responsabilização dos atores sociais relevantes.

Por seu turno, à autarquia tomarense compete “prestar apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento das ações a desenvolver por aquela instituição, acompanhar, monitorizar e propor ações de melhoria à execução do mesmo e disponibilizar acesso aos suportes de informação normalizados”, refere nota de imprensa.

Neste sentido, as questões relacionadas com o RSI continuam a ser tratadas no CIRE, através do email cirersi@gmail.com ou dos telefones 249 310 330 / 912 434 198.

As restantes competências nesta área que passaram agora para o Município – serviço de atendimento e de acompanhamento social (SAAS) de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social – são asseguradas por uma equipa contratualizada para o efeito, nas instalações do Gabinete de Intervenção Social da Divisão de Educação, Intervenção Social e Ambiente, localizada na Rua Infantaria 15, n.º 108, 1.º, em Tomar.

O atendimento presencial tem lugar nestas instalações, entre as 9h30 e as 12h00, de segunda a sexta-feira, por marcação previa feita no Balcão Único do Município ou através do e-mail atendimentosocial@cm-tomar.pt ou dos telefones 910 030 848 / 910 036 215.

A assinatura do novo protocolo teve lugar nos Paços do Concelho, onde estiveram presentes Anabela Freitas, da presidente da Câmara Municipal de Tomar, Célia Bonet, presidente da Direção do CIRE, e Filipa Fernandes, vereadora responsável pelo pelouro da ação social.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.